Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30103
Author(s): Martins, Mafalda Villa de Freitas Azevedo
Advisor: Mateus, Sandra
Ávila, Patrícia
Date: 4-Dec-2023
Title: Estudar em tempos (in)certos: Jovens nos cursos de educação e formação de adultos
Reference: Martins, M. V. de F. A. (2023). Estudar em tempos (in)certos: Jovens nos cursos de educação e formação de adultos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30103
Keywords: Cursos de educação e formação de adultos
Percurso escolar
Jovens
Educação -- Education
Adult education and training courses
School paths
Youth
Abstract: A presente dissertação reflete acerca dos impactos da frequência de um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) na relação com a escolaridade, em jovens (entre os 20 e os 30 anos) que saíram do sistema de ensino e posteriormente se inscreveram nos cursos EFA. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa e as técnicas utilizadas combinaram investigação documental, realização de entrevistas e a respetiva análise de conteúdo. Os dados empíricos foram recolhidos através de dez entrevistas de caráter biográfico realizadas a jovens inscritos nos cursos EFA no ano letivo 2022-23 na Área Metropolitana de Lisboa. A análise das entrevistas evidenciou que, além dos impactos ao nível do percurso profissional, a frequência dos cursos permitiu reequacionar relações com a escolaridade e com a aprendizagem. Sugere-se que tal facto decorre, sobretudo, de dois fatores: (i) ambiente educativo proporcionado nos cursos EFA, mais favorável à aprendizagem e ao “acolhimento” de percursos “não lineares”; (ii) maior predisposição dos jovens para a aprendizagem na fase da vida em que se encontram. “Estudar em tempos (in)certos” constitui uma reflexão acerca de percursos juvenis “não lineares” que configuram dinâmicas sociais e educativas contemporâneas, questionam a noção institucional de sucesso, bem como as práticas educativas desenvolvidas em escolas e centros de formação, com foco na Área Metropolitana de Lisboa.
This dissertation investigates the impacts of participating in Adult Education and Training courses among young adults aged between 20 and 30 who had previously terminated their formal education and subsequently enrolled in these courses. From a methodological perspective, a qualitative approach was selected combined with documentary research, interviews, and content analysis. Empirical data was acquired through a series of ten biographical interviews conducted to young individuals enrolled in Adult Education and Training courses during the academic year 2022-23 within the Lisbon Metropolitan Area. The analysis of the interviews revealed that, beyond the effects on the professional trajectory, the regular participation in these courses prompted a reevaluation of individuals' relationships with education and learning. This occurrence might be attributed to two key factors: (i) the educational environment offered by Adult Education and Training courses is often more conducive to learning and is accommodating of "non-linear" educational pathways; (ii) the greater predisposition of young adults toward learning during their current life phase. "Studying in (un)certain times" reflects upon non-linear youth paths that shape contemporary social and educational dynamics, challenging the conventional notion of institutional success, and scrutinizing educational practices within schools and training centers, with a specific focus on the Lisbon Metropolitan Area.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_mafalda_azevedo_martins.pdf755,45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons