Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30052
Autoria: Liwen Wang
Orientação: Shaozhuang Ma
Data: 27-Nov-2023
Título próprio: The relationship between job demands, compassion fatigue, and provider-patient relationship among Chinese healthcare workers
Referência bibliográfica: Wang, L. (2023). The relationship between job demands, compassion fatigue, and provider-patient relationship among Chinese healthcare workers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30052
Palavras-chave: Job demands
Compassion fatigue
Provider-patient relationship
Demandas do trabalho
Fadiga por compaixão
Relação prestador-doente
Resumo: Tensions and conflicts within provider-patient relationships in China have noticeably escalated in recent years, with an increasing incidence of medical disputes and instances of violence becoming a significant concern. This study, rooted in the Job Demands-Resources (JD-R) theory, aimed to explore the intricate dynamics within the healthcare sector, specifically focusing on the relationships between job demands, compassion fatigue (CF), and the provider-patient relationship (PPR). In addition, we were interested in knowing whether compassion fatigue mediates the relationship between job demands and provider-patient relationship. Through a nationwide survey, we garnered responses from healthcare professionals, resulting in 204 valid questionnaires. Regression analysis was employed to scrutinize the proposed theoretical model and assess the research hypotheses. The key findings are summarized as follows: (1) threat and violence are negatively related to provider-patient relationship, and positively related to compassion fatigue; (2) workload is positively related to compassion fatigue; (3) compassion fatigue is negatively related to provider-patient relationship; (4) compassion fatigue partially mediates the relationship between threat and violence and provider-patient relationship, and fully mediates The relationship between workload and provider-patient relationship. This finding offers valuable insights for the government and hospital administrators, guiding them to develop and implement strategies that effectively balance the interplay between job demands, compassion fatigue, and the provider-patient relationship among healthcare workers. By doing so, they can foster a more positive and supportive medical work environment.
As tensões e conflitos nas relações entre os prestadores de cuidados de saúde e os doentes na China têm-se agravado notavelmente nos últimos anos. O número de disputas médicas aumentou e os casos de violência tornaram-se uma preocupação significativa. Este estudo, baseado na teoria Job Demands-Resources (JD-R), visou explorar as dinâmicas intricadas no setor de saúde, focando especificamente nas relações entre as demandas do trabalho (job demands), a fadiga por compaixão (compassion fatigue, CF) e a relação prestador-doente (provider-patient relationship, PPR). Além disso, tivemos interesse em saber se a fadiga por compaixão media a relação entre as demandas do trabalho e a relação prestador-doente. Através de uma pesquisa nacional, obtivemos respostas de profissionais de saúde, resultando em 204 questionários válidos. A análise de regressão foi utilizada para examinar o modelo teórico proposto e avaliar as hipóteses. Os resultados principais são: 1) a ameaça e a violência estão negativamente relacionadas com a relação prestador-doente e positivamente relacionadas com a fadiga por compaixão; 2) a carga de trabalho está positivamente relacionada com a fadiga por compaixão; 3) a fadiga por compaixão está negativamente relacionada com a relação prestador-doente; 4) a fadiga por compaixão media parcialmente a relação entre ameaça e violência e a relação prestador-doente, e media completamente a relação entre a carga de trabalho e a relação prestador-doente. Os resultados oferecem visões valiosas para o governo e os administradores de hospitais, orientando-os a desenvolver e implementar estratégias que equilibrem eficazmente a interação entre as demandas do trabalho, a fadiga por compaixão e a relação prestador-doente para os profissionais de saúde e, ao fazer isso, promover um ambiente de trabalho médico mais positivo e de apoio.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_wang_liwen.pdf
  Restricted Access
835,01 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.