Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/30038
Autoria: | Reis, Eliana |
Orientação: | Carvalho, Clara |
Data: | 30-Nov-2023 |
Título próprio: | The impact of foreign-led aid in the education system of Guinea-Bissau |
Referência bibliográfica: | Reis, E. (2023). The impact of foreign-led aid in the education system of Guinea-Bissau [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30038 |
Palavras-chave: | International financial aid Educação -- Education Guinea-Bissau Development Dependência -- Dependency Ajuda financeira Internacional Guiné-Bissau Desenvolvimento |
Resumo: | Guinea-Bissau is a country that has been having difficulties in its various governmental
sectors of which some international actors have directed its financial Aid. This external
support has stimulated an increasing access to primary Education, improving the quality of
Education, and combating the high school dropout rate. The impact of foreign Aid on
Education in Guinea-Bissau is a subject of much debate among scholars and policymakers.
This work studies the impact of these supports on the educational system of Guinea-Bissau
over the years. It started from research of the following topics: the concept of financial Aid
and how it evolved; the main challenges and obstacles to be faced about the educational
system of Guinea-Bissau; the financial support that has been allocated to it. And finally,
the consequent affects on support, more specifically in Education. Given the specificities
and spatiotemporal factors, this work elaborated following the qualitative method. As this
research seeks to analyse the complexities and nuances of foreign Aid, exploring its
potential benefits, challenges and unintended consequences. By conducting an in-depth
analysis of the literature, case studies, and empirical evidence, this dissertation aims to
comprehensively understand the multifaceted nature of foreign Aid in the Education
system of Guinea-Bissau. A Guiné-Bissau é um país que tem vindo a ter dificuldades nos seus vários sectores governamentais dos quais alguns atores internacionais têm dirigido a sua ajuda financeira, nomeadamente o país tem uma taxa de matrícula relativamente baixa no ensino primário e uma taxa alta de abandono escolar. O sistema educativo recebeu assistência financeira de várias organizações internacionais e países doadores. Com ênfase no aumento do acesso ao ensino primário, melhor a qualidade da educação, e combater a elevada taxa de abandono escolar. O impacto da ajuda externa na educação na Guiné-Bissau é um tema de muito debate entre estudiosos e formuladores de políticas. Este trabalho partiu de uma pesquisa dos seguintes temas; em geral, a ajuda financeira e como evoluiu ao longo do tempo; os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados no que diz respeito ao sistema educacional da Guiné-Bissau; o apoio financeiro que lhe foi atribuído; e, finalmente, os efeitos consequentes sobre o apoio especificamente na educação. Dadas as especificidades e os fatores espácio-temporais, este estudo foi elaborado seguindo o método qualitativo. A fim de examinar criticamente o papel e o impacto da ajuda externa nos países beneficiários. Analisa as complexidades e nuances da ajuda externa, explorando seus potenciais benefícios, desafios e consequências não intencionais. Ao realizar uma análise aprofundada da literatura, estudos de caso e evidências empíricas, esta dissertação visa fornecer uma compreensão abrangente da natureza multifacetada da ajuda externa. |
Designação do Departamento: | Departamento de História |
Designação do grau: | Mestrado em Estudos Internacionais |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_eliana_seiers_reis.pdf Restricted Access | 1,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.