Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30034
Author(s): Casqueiro, João Pedro Caldeira
Advisor: Vieira, Jorge
Date: 7-Dec-2023
Title: Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
Reference: Casqueiro, J. P. C. (2023). Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30034
Keywords: Crowdfunding
Podcast
Relações parassociais
Audiências
Sustentabilidade -- Sustainability
Parasocial relationships
Audiences
Abstract: No mundo dos podcasts, o retorno financeiro releva-se como um dos problemas vigentes (Pancy, 2015). Existindo diversas estratégias que visam contornar este problema, o crowdfunding tem vindo a assumir uma posição preponderante na sustentabilidade de projetos nos novos media, principalmente de projetos e criadores independentes, neste caso, de podcasts. Esta dissertação tem como objetivo compreender a influência que as relações parassociais podem ter nas audiências e na sua participação via crowdfunding. Com esta finalidade, realizou-se um questionário online, tendo como público-alvo a audiência do podcast independente, Watch TM, do humorista Pedro Teixeira da Mota. Recorrendo a diversos autores (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), foi criado um conjunto de questões com o objetivo de identificar a existência de relações parassociais nesta audiência. Os resultados confirmaram a existência de relações parassociais nesta amostra da audiência do podcast (656 inquéritos válidos) bem como a influência das mesmas no seu envolvimento. Verificou-se que os membros da audiência, representados nesta amostra, que apoiam o podcast via crowdfunding apresentam níveis de relação parassocial superiores àqueles que não são apoiantes. Os dados demonstram ainda que aqueles que são mais influenciados a se envolver na sustentabilidade do criador do podcast são também aqueles que apresentam maiores níveis de relação parassocial. Através dos dados recolhidos foi também possível traçar o perfil da amostra.
In the podcast industry, financial return is one of the most common challenges (Pancy, 2015). While there are several strategies aimed at bypassing this challenge, crowdfunding has taken on a major role in the sustainability of new media projects, especially independent creators and projects, including, podcasts. This dissertation has the objective of understanding the influence that parasocial relationships have on audiences and their participation via crowdfunding. To achieve this, an online survey was carried out, targeting the audience of the independent podcast, Watch TM, created by the comedian Pedro Teixeira da Mota. Consulting a number of authors (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), a set of questions was designed to identify the existence of parasocial relationships in this audience. The results confirmed the existence of parasocial relationships in this sample of the audience (656 valid inquiries) as well as their influence on the audience's involvement. It was revealed that the audience members in this sample who support the podcast via crowdfunding have higher levels of social relationships than those who don't. The data also shows that those who are most influenced to engage with the sustainability of the podcast creator are also those with the highest levels of parasocial relationships. Through the data collected, it was also possible to create a profile of the sample.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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