Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29955
Autoria: Ferreira, Rui Filipe Correia
Orientação: Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha
Silva, João Pedro Afonso Oliveira da
Data: 8-Nov-2023
Título próprio: Implementation of a monitoring system for students' learning paths
Referência bibliográfica: Ferreira, R. F. C. (2023). Implementation of a monitoring system for students' learning paths [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29955
Palavras-chave: Moodle
Learning path indicators
Ensino superior -- Higher education
Self-regulated learning
Indicadores do percurso de aprendizagem
Aprendizagem auto-regulada
Resumo: New technologies revolutionized the educational system. Among those technologies, the use of learning management systems was normalized in higher education and brought a lot of possibilities to address current problems faced by students and schools, such as increasing drop-out rates, poor academic performance, and lack of motivation and engagement. In this dissertation, we look at Moodle, the learning management system used at Iscte, to find the learning path indicators that can better represent the students' learning paths to visualize and monitor them. An analysis of Moodle's architecture and of the learning path indicators is made with the aim of developing a platform to showcase those indicators. The platform consists of a real-time dashboard that extracts the information from Moodle and showcases it to the student, where the student can choose what unit course they want to visualize their learning path. The validation of the platform was performed with a questionnaire, where 24 students enrolled in higher education answered questions about their familiarity with learning management systems, as well as what they thought about the learning indicators proposed and the platform itself. Regarding their opinion on the platform, 87.5% of the participants think the platform would have a positive impact on their academic performance (20.8% strongly agree, while 66.7% agree).
As novas tecnologias revolucionaram o sistema educativo. Entre essas tecnologias, a utilização de sistemas de gestão da aprendizagem foi normalizada no ensino superior e trouxe muitas possibilidades para abordar os problemas atuais enfrentados pelos alunos e pelas escolas, tais como o aumento das taxas de abandono escolar, o fraco desempenho académico e a falta de motivação e envolvimento. Nesta dissertação, analisamos o Moodle, o sistema de gestão de aprendizagem utilizado no Iscte, para encontrar os indicadores de percurso de aprendizagem que melhor podem representar os percursos de aprendizagem dos alunos para os visualizar e monitorizar. É feita uma análise da arquitetura do Moodle e dos indicadores do percurso de aprendizagem com o objetivo de desenvolver uma plataforma para apresentar esses indicadores. A plataforma consiste num dashboard em tempo real que extrai a informação do Moodle e a apresenta ao aluno, onde este pode escolher a unidade curricular que pretende para visualizar o seu percurso de aprendizagem. A validação da plataforma foi efetuada através de um questionário, onde 24 alunos matriculados no ensino superior responderam a questões sobre a sua familiaridade com sistemas de gestão de aprendizagem, bem como sobre o que acharam dos indicadores de aprendizagem propostos e da própria plataforma. Relativamente à sua opinião sobre a plataforma, 87,5% dos participantes consideram que a plataforma teria um impacto positivo no seu desempenho académico (20,8% concordam fortemente, enquanto 66,7% concordam)
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rui_correia_ferreira.pdf2,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.