Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/29935
Author(s): | Pessoa, Ivânia Carina Pico |
Advisor: | Vaz, Maria João |
Date: | 4-Dec-2023 |
Title: | A imagem enquanto elemento central para afirmação de identidade de um evento: Análise do caso do festival iminente |
Reference: | Pessoa, I. C. P. (2023). A imagem enquanto elemento central para afirmação de identidade de um evento: Análise do caso do festival iminente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29935 |
Keywords: | Design -- Comunicação -- Communication Espaço Evento Atividade cultural -- Cultural activity Festivais Identidade visual -- Visual identity Space Events |
Abstract: | Se tentarmos dissociar um evento cultural da sua marca gráfica e dos seus recintos, o que sobra
dele? É em torno desta ideia do valor que a imagem gera que esta dissertação se desenvolve.
A investigação visa compreender como a imagem se apresenta enquanto elemento
identitário de um evento cultural e como este impacta a experiência do público. É assim
explorado o potencial da imagem enquanto veículo transmissor de sensações, tendo como
elemento central o design, atuando em duas áreas distintas: a comunicação visual através
do design gráfico e a apresentação do espaço com o design do espaço.
Para tal, foi tido como caso de estudo o Festival Iminente, que se distingue pela sua
relação com a componente visual. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa
que permitiu a recolha e análise de dados através de entrevistas semiestruturadas e
observação não participante. Foi com ela possível apurar que a imagem tem um papel fulcral
na transmissão da identidade e valores de um evento, potencializando, quando bem
aplicada, uma comunicação mais eficiente e uma experiência por parte do público mais
particular. If we try to dissociate a cultural event from its graphic brand and its venues, what is left of it? It is around this idea of the visual value that a image creates that this dissertation develops. The investigation aims to understand how imagery presents itself as an identitary element of a cultural event and how it impacts the public experience. Thus it is explored the potential of the imagery as a vehicle for sensation transmissions, having design as a central element, acting in two different areas: visual communication through graphic design and the presentation of spaces with the space design. To do so, the Festival Iminente was used as a case study, as it distinguishes itself by its relation with the visual component. The conducted investigation used a qualitative methodology that allowed gathering and analysing data through semi-structured interviews and non-participant observation. Through it was possible to assess that images has a fundamental role in identity affirmation and values of an event, and potentially, when well applied, a more efficient communication and a more individual public experience. |
Department: | Departamento de História |
Degree: | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Master_ivania_pico_pessoa.pdf | 7,85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.