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dc.contributor.advisorSequeira, Isabel Rita Soromenho Silva-
dc.contributor.authorPratas, Marta Rodrigues de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-05T15:51:33Z-
dc.date.available2023-12-05T15:51:33Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationPratas, M. R. de O. (2023). Motivação e desenvolvimento da força de vendas na indústria farmacêutica através de uma estratégia de gamification [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29919por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29919-
dc.description.abstractO presente estudo dedicou-se a analisar de forma teórica e empírica a implementação de uma estratégia de gamificação no processo de aprendizagem de equipas comerciais, em particular nas equipas comerciais da Indústria Farmacêutica. Para isto aplicou-se uma dinâmica gamificada na Reunião de Ciclo para a equipa comercial, após a apresentação técnico-científica dos conteúdos relativos ao produto e à estratégia do ciclo. De modo a aferir o impacto da gamificação na motivação das equipas comerciais, foram analisados dados quantitativos e qualitativos, através de um questionário anónimo em Google Forms, e entrevistas pessoais estruturadas. Conclui-se que houve aceitação por parte desta população das ferramentas gamificadas para facilitar o processo de aprendizagem e consolidação de conteúdos.por
dc.description.abstractThe present study was dedicated to analyzing theoretically and empirically the implementation of a gamification strategy in the learning process of commercial teams, particularly in commercial teams from the Pharmaceutical Industry. For this, a gamified dynamic was applied in the Cycle Meeting for the commercial team, after technical-scientific presentation of content related to the product and the cycle strategy. To assess the impact of the experience on the motivation of commercial teams, quantitative and qualitative data were analyzed, using an anonymous questionnaire in Google Forms, and structured personal interviews. Is was concluded that there was acceptance by this population of the gamified tools to facilitate their learning process and content consolidation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGamificação -- Gamificationpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEquipa comercialpor
dc.subjectIndústria farmacêutica -- pharmaceutical industrypor
dc.subjectFormação e motivaçãopor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectSales forcepor
dc.subjectTraining motivationpor
dc.titleMotivação e desenvolvimento da força de vendas na indústria farmacêutica através de uma estratégia de gamificationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203410580por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelI26por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1I Health, education, and welfarepor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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