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dc.contributor.advisorRosa, Miriam Cláudia Henriques de Almeida-
dc.contributor.authorAlmeida, Gerusa Roberta Martinelli de-
dc.date.accessioned2023-12-05T15:36:56Z-
dc.date.available2023-12-05T15:36:56Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationAlmeida, G. R. M. de. (2023). Managing the (in)visible: Reading between the lines of workplace diversity through group theory lenses [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29917por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29917-
dc.description.abstractWith the growing interest of companies in the topics of Diversity, Equity, and Inclusion, we observe a significant increase in actions taken by organizations, such as hiring individuals from minority groups and implementing training programs that promote more inclusive and less stereotypical communication. However, it is regrettable that, despite this increasing focus on the subject, Group Theory, which offers a wealth of concepts and understandings about human interactions, has been underutilized in expanding the understanding of diversity management in the business context. This study aimed to establish a connection between Group Theory and the implementation of initiatives related to diversity, equity, and inclusion in the workplace. To achieve this purpose, we collected responses from 84 professionals through an individual questionnaire containing four open-ended questions. Through thematic analysis, based on Braun and Clarke's methodology (2006), we were able to identify two predominant themes in the participants' discourse, relating to their perspectives on diversity, equity, and inclusion in the organizational environment. The results of this study provided significant insights into the shallowness of understanding and experience of these issues within companies. We conclude that there is a long way to go, both in terms of research and practice, for the organizational environment to become truly inclusive and diverse.por
dc.description.abstractCom o crescente interesse das empresas pelo tópico da Diversidade, Equidade e Inclusão, vemos um aumento notável das ações empreendidas pelas organizações, como a contratação de pessoas pertencentes a grupos minoritários e a implementação de treinamentos que promovem comunicações mais inclusivas e menos estereotipadas. No entanto, é lamentável que, apesar desse crescente foco no assunto, a Teoria de Grupos, que oferece uma riqueza de conceitos e compreensões sobre as interações humanas, tenha sido subutilizada na expansão do entendimento da gestão da diversidade no contexto empresarial. Este estudo teve como objetivo estabelecer uma conexão entre a Teoria dos Grupos e a implementação de iniciativas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho. Para atingir esse propósito, coletamos respostas de 84 profissionais por meio de um questionário individual contendo quatro questões abertas. Através da análise temática, com base na metodologia de Braun e Clarke (2006), pudemos identificar dois temas predominantes nos discursos dos participantes, que diziam respeito às suas perspectivas em relação à diversidade, equidade e inclusão no ambiente organizacional. Os resultados deste estudo proporcionaram insights significativos sobre a superficialidade na compreensão e na experiência dessas questões dentro das empresas. Concluímos que há um longo caminho a percorrer, tanto em termos de pesquisa quanto de prática, para que o ambiente organizacional se torne verdadeiramente inclusivo e diversificado.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGroupspor
dc.subjectDiversidade -- Diversitypor
dc.subjectEquitypor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectInteractionpor
dc.subjectAmbiente de trabalho -- Work environmentpor
dc.subjectGrupospor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInteração de grupopor
dc.titleManaging the (in)visible: Reading between the lines of workplace diversity through group theory lensespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203410378por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Relações Interculturaispor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
dc.subject.apa2840por
dc.subject.apa3020por
dc.subject.apa3660por
dc.subject.apa12800 Developmental psychologypor
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
dc.subject.apa13600 Organizational psychology and human resourcespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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