Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29891
Autoria: Horák, Maria Rita Azevedo Mendes
Orientação: Ramalho, Nelson Jorge Campos
Data: 22-Nov-2023
Título próprio: Would you go the extra mile?: The mediating effect of work engagement in the relation between employer branding experience and citizenship behavior: A generational approach
Referência bibliográfica: Horák, M. R. A. M. (2023). Would you go the extra mile?: The mediating effect of work engagement in the relation between employer branding experience and citizenship behavior: A generational approach [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29891
Palavras-chave: Comportamento organizacional -- Organizational behavior
Cidadania organizacional -- Organizational citizenship
Marca do empregador -- Employer branding
Work engagement
Generational cohort
Envolvimento no trabalho
Cortes geracionais
Resumo: In a world where generations emerge along different time sets and historical zeitgeist, it is quite reasonable to expect human behavior to change by mirroring those circumstances due to the context-dependency of all behavioral aspects that do not have a dispositional nature. Still, organizations develop policies that often take a universal stand and may lose effectiveness by not reflecting these generational changes. Alongside, organizations strive to attract talented employees to attain positive outcomes also based on critical behaviors such as organizational citizenship behaviors (OCB). Employer branding experience (EBE) should thus adjust to generational differences so to maximize OCB. This study departs from a sample of 378 individuals to test a mediated moderation model where indirect effects are expected between EBE and OCB via work engagement but divergently, according to cohort (Gen X vs. Gen Y). Results showed that the direct effect of EBE is stronger in Yers and the indirect is stronger in Xers. It also showed OCB helping behavior is predicted while sportsmanship is not. This suggests that processes operating in leveraging OCB based on EBE vary across generations and that not all OCBs are equally sensitive to EBE or work engagement.
Num mundo em que as gerações emergem ao longo de diferentes períodos de tempo e zeitgeists históricos, é razoável esperar que o comportamento humano se altere espelhando essas circunstâncias devido à dependência do contexto de todos os aspetos comportamentais que não têm uma natureza disposicional. Ainda assim, as organizações desenvolvem políticas que muitas vezes assumem uma posição universal e podem perder eficácia por não refletirem estas mudanças geracionais. Paralelamente, hoje as organizações esforçam-se por atrair talentos para obterem resultados positivos também com base em comportamentos críticos, como os de cidadania organizacional (CCO). A experiência de Employer Branding (EBE) deve assim ajustar-se às diferenças geracionais de modo a maximizar OCB. Este estudo parte de uma amostra de 378 indivíduos para testar um modelo de mediação moderada, em que se esperam efeitos indiretos entre a EBE e o envolvimento no trabalho, mas de forma divergente, de acordo com a coorte (Geração X vs. Geração Y). Os resultados mostraram que o efeito direto da EBE é mais forte nos Y e o indireto é mais forte nos X. Também se verificou que o CCO de ajuda é explicado no modelo, enquanto o desportivismo não. Este facto sugere que os processos que operam na promoção dos CCO com base na EBE variam consoante as gerações e também que nem todos os tipos de CCO são igualmente sensíveis à EBE ou ao envolvimento no trabalho.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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