Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29886
Author(s): Correia, José Rodrigues de Pater
Advisor: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Date: 7-Nov-2023
Title: Análise de implementação de um Balanced Scorecard numa empresa de aluguer de automóveis
Reference: Correia, J. R. de P. (2023). Análise de implementação de um Balanced Scorecard numa empresa de aluguer de automóveis [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29886
Keywords: Estratégia
Sistema de medição de desempenho
Balanced Scorecard --
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Strategy
Performance measurement system
Abstract: A estratégia visa descrever qual o melhor caminho que uma empresa deve adotar na prossecução do cumprimento dos objetivos definidos. No entanto, definir, implementar e monitorizar uma estratégia de longo prazo adaptada à empresa, tem sido um dos grandes desafios que os gestores das empresas têm enfrentado. O Balanced Scorecard (BSC), criado nos anos 90 do século passado, foi apresentado pela primeira vez como uma ferramenta de avaliação de desempenho; hoje, muitas empresas também o utilizam como um sistema de gestão estratégica. Esta ferramenta permite estabelecer uma ligação entre a definição estratégica, a sua implementação e o acompanhamento dos resultados obtidos através de indicadores financeiros e não financeiros de uma forma simples e compreensível para toda a organização. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de um BSC adaptado a uma PME com atuação no sector de aluguer de automóveis no Algarve, Portugal. A partir da missão, visão e dos valores da empresa são definidos os objetivos estratégicos, indicadores e as suas metas. Pretende-se que esta proposta de BSC seja adotada pela empresa, permitindo o acompanhamento da estratégia, a sua comunicação por todos os níveis organizacionais e, consequentemente, o acompanhamento dos resultados obtidos.
The strategy aims to describe the best path that a company should adopt in pursuit of the fulfilment of the defined objectives. However, defining, implementing, and monitoring a long-term strategy adapted to the company, has been one of the great challenges that the managers of the companies have faced. The Balanced Scorecard, created in the 90s of the last century, was first presented as a performance evaluation tool; today, many companies also use it as a strategic management system. This tool allows to establish a link between the strategic definition, its implementation and the monitoring of the results obtained through financial and non-financial indicators in a simple and understandable way for the whole organization. This study aims to present a proposal for a Balanced Scorecard adapted to an SME operating in the car rental sector in the Algarve, Portugal. From the mission, vision and values of the company are defined the strategic objectives, indicators, and their goals. It is intended that this proposal of Balanced Scorecard is adopted by the company, allowing the monitoring of the strategy, its communication by all organizational levels and, consequently, the monitoring of the results obtained.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_jose_pater_correia.pdf
  Restricted Access
866,64 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.