Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29845
Author(s): Bumba, Helena Simba
Advisor: Martins, Susana da Cruz
Date: 27-Nov-2023
Title: O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
Reference: Bumba, H. S. (2023). O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29845
Keywords: Abandono escolar -- School abandonment
Ensino secundário
Cabinda
Secondary school
Abstract: Este trabalho final de Mestrado pretende, primordialmente, compreender que fatores intervêm no abandono escolar dos alunos do 1º ciclo, a partir de um estudo de caso: da Escola Becom em Cabinda. Em outros termos,pretende-seentender o que está na base de tantos alunos abandonarem a escola antes do 9.º ano de escolaridade obrigatória em Angola. Assim, tendo como questão de partida como se explica o abandono escolar em Cabinda e em particular na Escola secundária Becom e quais as ações que podem mitigar este fenómeno em espaço escolar.os principais objetivos deste trabalho são: determinar os fatores que intervêm no abandono escolar, conhecer as possíveis consequências que podem advir do abandono escolar e definirpossíveis recomendações de mitigação do abandono escolar. No total, foram realizadas dezasseis entrevistas, sendo: oito aos diretores e professores, quatro aos encarregados de educação e quatro a alguns alunos que já tinham abandonado a escola. Recorrendo-se à metodologia qualitativa, procuramos compreender como os nossos entrevistados pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. Foi possível identificar alguns dos vários fatores que intervêm no abandono escolar, de entre eles, a falta de condições financeiras dos pais, matrimónio precoce, gravidez precoce, a distância percorrido para chegar até a escola, a falta de condições e segurança em espaço escolar e outros.
The main aim of this final Master's work is to understand what factors are involved in elementary school students dropping out of school, based on a case study: the Becom School in Cabinda. In other words, the aim is to understand the reasons why so many pupils leave school before the 9th year on compulsory schooling in Angola. The main objectives of this work are: to determine the factors that contribute to school dropout, to understand the possible consequences of school dropout and to establish possible recommendations for mitigating school dropout. A total of sixteen interviews were carried out: eight with principals and teachers, four with parents and four with some students who had already left school. Using qualitative methodology, we sought to understand how our interviewees think, feel and experience the issue under study. We were able to identify some of the various factors involved in dropping out of school, including the parents' lack of financial resources, early marriage, early pregnancy, the distance traveled to get to school, the lack of conditions and safety in the school environment, among others.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_helena_simba_bumba.pdf951,41 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.