Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29802
Autoria: Serrano, Mariana Sofia Leandro
Orientação: Neto, Pedro Pereira
Data: 9-Nov-2023
Título próprio: Mudam-se os tempos, muda-se a comédia: Uma análise de "O homem que mordeu o cão"
Referência bibliográfica: Serrano, M. S. L. (2023). Mudam-se os tempos, muda-se a comédia: Uma análise de "O homem que mordeu o cão" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29802
Palavras-chave: Rádio -- Radio
Comédia
Linguagem
Limites do humor
Cultura do cancelamento - -- Cancel culture
Comunidade -- Community
Comedy
Language
Limits of humor
Resumo: A comédia existe no horário nobre em todas as principais estações de rádio. O foco desta análise está nas novas expressões da linguagem na rádio de humor e como mudou o programa O Homem que Mordeu o Cão nos 25 anos de emissão. Surgindo durante a revolução da internet, a rubrica recorreu às tecnologias sem perder a sua identidade radiofónica, aproximando os ouvintes. Com a discussão quanto à existência de limites do humor e à longevidade das publicações web, nos quais se inserem os programas de rádio, em pauta o enfoque está em constatar a sua possível interferência na produção dos programas e em que formatos se verifica. Por sequência, perceber se os próprios temas que são levados aos programas se moldam ao virtual. Para analisar a transição para o transmedia, a perceção das alterações nos temas e na linguagem, e as suas razões, é necessário olhar o passado: compreender os primeiros anos da rádio em Portugal, a passagem para o formato portátil e a adaptação à internet e ao transmedia, através de uma revisão da comédia com enfoque na história do humor português, na teoria do riso, nos limites do humor, e na cultura do cancelamento. Por fim, pretende-se examinar O Homem que Mordeu o Cão, com uma reflexão sobre o programa - os formatos transmedia, a imagem do humorista e a comunidade de fãs do programa - mediante uma análise de conteúdo a 175 episódios, entre 1999 e 2023.
Comedy exists in prime time of all the major radio stations. The focus of this analysis is on the new expressions of language in comedy radio and how the show O Homem que Mordeu o Cão has changed in its 25 years of broadcasting. Emerging during the internet revolution, the rubric has made use of technologies without losing its radio identity, bringing listeners closer. With the discussion about the existence of humor limits and the longevity of web publications, in which radio shows are inserted, the focus is on the possible interference in the production of programs, and in which formats it occurs. To understand if the very themes that are taken to the programs are molded to the virtual. To analyse the transition to transmedia, the perception of changes in themes and language and its reasons is the focus of this research, it is necessary to look at the past: the first years of radio in Portugal, the passage to the portable format and the adaptation to the internet and transmedia. Comedy, focusing on the history of Portuguese humour, is also addressed through the theory of laughter, the limits of humour and culture of cancellation. Finally, O Homem que Mordeu o Cão, with a reflection on the show - the transmedia formats, the image of the comedian and the community of fans of the show - is discussed through content analysis of 175 episodes, between 1999 and 2023.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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