Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29798
Autoria: Marujo, Carolina Soares
Orientação: Correia, Nadine Elisabete Fernandes Gomes
Data: 8-Nov-2023
Título próprio: Práticas de participação e desenvolvimento social das crianças em contexto de educação de infância: O efeito moderador da qualidade
Referência bibliográfica: Marujo, C. S. (2023). Práticas de participação e desenvolvimento social das crianças em contexto de educação de infância: O efeito moderador da qualidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29798
Palavras-chave: Direito de participação
Práticas de participação
Qualidade das interações educador-criança
Educação de infância
Competências sociais -- Social skills
Right to participate
Participation practices
Quality of educator-child interactions
Early childhood education
Resumo: O presente estudo quantitativo teve como objetivo principal estudar associações entre as práticas de participação dos educadores de infância (i.e., percebidas e observadas) e o desenvolvimento das crianças, nomeadamente as suas competências sociais (i.e., englobando assertividade, cooperação e autocontrolo), investigando o papel moderador da qualidade das interações educador-criança (i.e., englobando suporte emocional, organização da sala, suporte instrucional). Participaram neste estudo 336 crianças e 58 educadoras de infância da região da área metropolitana de Lisboa. No que diz respeito às práticas de participação, foram encontradas associações significativas, positivas, entre a dimensão Expressão e Responsabilidade da Criança (i.e., práticas percebidas) e as competências sociais das crianças, e entre a dimensão Condições Observadas para a Participação (i.e., práticas observadas) e as competências sociais das crianças. No entanto, não foi possível confirmar o papel moderador da qualidade das interações nas associações testadas. Além disso, encontraram-se associações significativas com variáveis ao nível da criança: o sexo e as competências sociais, medidas num primeiro momento da recolha. Os principais resultados deste estudo, um dos primeiros a investigar associações entre participação e o desenvolvimento das crianças, são discutidos em pormenor. Estes resultados afiguram-se importantes para a investigação futura na área da participação, além de sugerirem diferentes possibilidades e implicações práticas para a promoção da mesma.
The main objective of this quantitative study was to investigate the associations between early childhood education teachers' participation practices (i.e., perceived and observed) and children's social development, namely their social skills (i.e.., including assertiveness, cooperation and self-control), investigating the moderating role of the quality of educator-child interactions (i.e., including emotional support, classroom organization, instructional support). Participants in this study were 336 children and 58 early childhood education teachers from Lisbon metropolitan area. With regard to participation practices, we found positive, significant associations between Children's Expression and Responsibility (i.e., perceived practices) and children’s social skills, and between Observed Conditions for Participation (i.e., observed practices) and children’s social skills. However, we could not confirm the moderating role of the quality of interactions in the proposed associations. In addition, we found significant associations with two variables at the child-level: gender and social skills measured at a first point of data collection. The main findings of this study, one of the first to investigate associations between participation and children’s development, are discussed in detail. These findings are important for future research in the field of participation and suggest different possibilities and practical implications for promoting it.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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