Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29768
Author(s): Padre-Santo, Catarina do Carmo Rodrigues
Advisor: Álvares, Cláudia
Date: 3-Nov-2023
Title: A voz da mulher na indústria da música: Estudo de caso Female:pressure Portugal
Reference: Padre-Santo, C. do C. R. (2023). A voz da mulher na indústria da música: Estudo de caso Female:pressure Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29768
Keywords: Feminismo
Género
Desigualdade sexual -- Sexual inequality
Media sociais -- Social media
Música -- Music
Feminism
Gender
Abstract: O papel da mulher na indústria da música é, historicamente, limitado e marginalizado. Embora existam mulheres dentro da indústria e nos seus diversos ramos, estas têm enfrentado desafios no que toca à igualdade de género, oportunidades, entre outros. Além disso, a sexualização e objetificação das mulheres na música também são uma preocupação constante. O objetivo desta dissertação é investigar a representação e empoderamento feminino na indústria da música, com foco na organização female:pressure mediante estudo de caso qualitativo assente em entrevista. É explorada a evolução histórica da participação feminina na indústria da música, os desafios que as mulheres enfrentam, bem como o impacto dos media e plataformas online. Embora a sociedade esteja cada vez mais consciente das desigualdades de género e da falta de representatividade na indústria da música, ainda há um caminho longo a percorrer para efetivamente promover a igualdade. O ativismo feminista destaca-se na conscientização e promoção da igualdade de género dentro da indústria. As mulheres procuram reivindicar o seu espaço, desafiar estereótipos e promover a sua autenticidade. Apesar dos avanços, persistem desafios, como a sub-representação. A investigação conclui que persistem desigualdades de acesso específicas às mulheres na indústria da música. Para combater essa situação, é necessário procurar métodos e explorar formas de promover a inclusão, aproveitando o potencial oferecido pelas redes sociais em proporcionar maior autonomia às mulheres na indústria da música.
The role of women in the music industry has historically been limited and marginalized. Although there are women within the industry and in its various branches, they have faced challenges in terms of gender equality, opportunities and more. In addition, the sexualization and objectification of women in music is also a constant concern. The aim of this dissertation is to investigate female representation and empowerment in the music industry, with a focus on the organization female:pressure through a qualitative case study based on interviews. It explores the historical evolution of female participation in the music industry, the challenges women face, as well as the impact of media and online platforms. Although society is increasingly aware of gender inequalities and the lack of representation in the music industry, there is still a long way to go to effectively promote equality. Feminist activism stands out in raising awareness and promoting gender equality within the industry. Women seek to claim their space, challenge stereotypes and promote their authenticity. Despite progress, challenges persist, such as under-representation. This study concludes that there are continued inequalities of access, specific to women, in the music industry. To improve this situation, it is necessary to seek methods and explore ways to promote inclusion, leveraging the potential offered by social networks to provide greater autonomy to women in the music industry.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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