Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29594
Autoria: Martin, Gauthier Michel
Orientação: Falcão, Pedro Miguel Ribeiro de Almeida Fontes
Data: 19-Out-2023
Título próprio: The strategic levers European professional football clubs may implement to develop their business
Referência bibliográfica: Martin, G. M. (2023). The strategic levers European professional football clubs may implement to develop their business [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29594
Palavras-chave: Sports management
Football
Strategic levers
Performance
Gestão do desporto
Futebol
Alavancas estratégicas
Desempenho
Resumo: This paper explores the increasing complexity of sports management and more particularly the European football industry. The aim is to understand how club executives can outperform competition in a sector where new market players are appearing and investments are increasingly important, with disparities extra- but also intra-country. The various strategic levers discussed in this work seek to demonstrate the possibilities available to clubs’ management, and offer avenues to be explored in order to achieve higher-than-average returns on investment through the transfer market. First, a literature review was conductedto examine academic works about sports management while diving into the football (soccer) environment of recent years. Then, the essay draws on studies, reports, academic and scientific works carried out to identify the elements that management can influence on a business level and sporting level. Finally, hypotheses were established and tested using a panel of data from Transfermarkt on clubs in medium-sized leagues (outside of the top 10 leagues in Europe) in order to understand how management can strategically structure their roster using transfers to outperform other teams.
Este documento explora a complexidade crescente da gestão desportiva e, mais particularmente, da indústria europeia do futebol. O objetivo é compreender de que forma os dirigentes dos clubes podem superar a concorrência num sector em que surgem novos intervenientes no mercado e em que os investimentos são cada vez mais importantes, com disparidades extra- e também intra-países. As várias alavancas estratégicas discutidas neste trabalho procuram demonstrar as possibilidades disponíveis para a gestão dos clubes, e oferecem caminhos a serem explorados de forma a obter retornos de investimento acima da média através do mercado de transferências. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão da literatura para examinar os trabalhos académicos sobre gestão desportiva, mergulhando no ambiente do futebol dos últimos anos. Em seguida, o ensaio baseia-se em estudos, relatórios, trabalhos académicos e científicos realizados para identificar os elementos que a gestão pode influenciar a nível empresarial e desportivo. Por fim, foram estabelecidas e testadas hipóteses utilizando um painel de dados do Transfermarkt sobre clubes de ligas médias (fora das 10 principais ligas da Europa), a fim de compreender como a gestão pode estruturar estrategicamente o seu plantel utilizando as transferências para superar as outras equipas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gauthier_michel_martin.pdf
  Restricted Access
1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons