Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29590
Author(s): Barroco, Diogo Miguel Cardoso
Advisor: Nascimento, Generosa do
Date: 2-Nov-2023
Title: Plano de negócios: Destilaria hotel
Reference: Barroco, D. M. C. (2023). Plano de negócios: Destilaria hotel [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29590
Keywords: Plano de negócio -- Business plan
Avaliação financeira
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Turismo rural -- Rural tourism
Portugal
Financial assessment
Abstract: Nos últimos anos o setor do turismo tem demonstrado uma crescente relevância no cenário económico de Portugal, observando-se um incremento significativo das entradas de turistas nas fronteiras portuguesas na última década. O contexto deste projeto perpassa por dinamizar a economia da aldeia de Nave de Haver, situada no concelho de Almeida, através da implementação de unidade de turismo em espaço rural construída por base sustentáveis e ecológicas, oferecendo um serviço de excelência aos clientes. A unidade de turismo rural contemplará a construção de uma destilaria que irá produzir de forma tradicional (alambique de cobre) as bebidas destiladas a partir de cereais, uvas e botânicos de colheita própria. Por forma a tornar o negócio mais diversificado e inovador, será ainda criada uma loja de venda ao público de produtos regionais, garantindo assim a fixação, a retenção e o desenvolvimento do talento na região. Neste âmbito, o objetivo principal é estudar a viabilidade da transformação de uma propriedade rural num hotel voltado para o turismo rural, por este motivo, este trabalho é apresentado sob a forma de plano de negócios. Para a implementação de um negócio é fundamental compreender todo o ambiente externo e interno ao negócio, bem como analisar as componentes de marketing, logística, gestão de recursos humanos e análise financeira. A partir da elaboração do plano de negócios e da avaliação financeira, conclui-se que existe viabilidade para a concretização do projeto apresentado.
In recent years, the tourism sector has shown a growing relevance in the economic scenario of Portugal, with a significant increase in tourist arrivals at Portuguese borders in the last decade. The context of this project involves boosting the economy of the village of Nave de Haver, located in the municipality of Almeida, through the implementation of a tourism unit in rural areas built on a sustainable and ecological basis, offering an excellent service to customers. Rural tourism will include the construction of a distillery that will traditionally produce (copper still) beverages distilled from cereals, grapes and botanicals harvested in-house. In order to make the business more diversified and innovative, a shop will also be created to sell regional products to the public, thus ensuring the retention, retention and development of talent. In this context, the main objective is to study the feasibility of transforming a rural property into a hotel aimed at rural tourism, for this reason, this work is presented in the form of a business plan. For the implementation of a business, it is fundamental to understand the entire external and internal environment of the business, as well as to analyze the components of marketing, logistics, human resources management and financial analysis. From the elaboration of the business plan and the financial evaluation, it is concluded that there is feasibility for the advancement of the presented project.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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