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http://hdl.handle.net/10071/29541
Autoria: | Cipriano, G. Martins, S. da C. |
Editor: | Fonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A. |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia |
Título e volume do livro: | A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar |
Paginação: | 191 - 210 |
Título do evento: | X Simpósio de Organização e Gestão Escolar |
Referência bibliográfica: | Cipriano, G., & Martins, S. da C. (2023). Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. In D. Fonseca, A. Neto-Mendes, M. Gonçalves, A. Ventura, & J. A. Costa (Orgs.), A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar (pp. 191-210). UA Editora. https://doi.org/10.48528/kc4m-sa71 |
ISBN: | 978-972-789-872-5 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.48528/kc4m-sa71 |
Palavras-chave: | Políticas públicas Pandemia Covid-19 Avaliação das aprendizagens |
Resumo: | O estado de emergência provocado pela pandemia covid-19, marcado pela incerteza dos riscos sanitários para a saúde pública, impôs ao governo português, escolas e professores uma gestão dinâmica deste cenário de crise. Neste contexto de grande imprevisibilidade, com o espaço físico das escolas encerrado e estabelecido o ensino remoto de emergência, os tradicionais desafios da avaliação das aprendizagens tornaram-se ainda mais complexos. Face a esta situação de grande disrupção, houve a necessidade de o governo português produzir legislação extraordinária para regular os processos de avaliação externa e avaliação interna das aprendizagens. Considerando os desafios e as soluções encontradas pelo governo, escolas e professores, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre as práticas, propósitos e uso da avaliação das aprendizagens, questionando ainda a centralidade de instrumentos de avaliação como testes ou exames nacionais. Com este artigo, no âmbito do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar promovido pela Universidade de Aveiro, através da análise de estudos e indicadores estatísticos, pretende-se evidenciar alguns impactos da pandemia nas práticas de avaliação das aprendizagens em Portugal. Pretende-se ainda abordar algumas implicações das políticas de avaliação das aprendizagens produzidas pelo Governo português durante a primeira fase da pandemia na (des)continuidade nas práticas de avaliação até agora existentes. Mais ainda, coloca-se em evidência mudanças nos propósitos e uso da avaliação das aprendizagens durante este período. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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