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http://hdl.handle.net/10071/29541
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cipriano, G. | - |
dc.contributor.author | Martins, S. da C. | - |
dc.contributor.editor | Fonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A. | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T10:10:49Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T10:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Cipriano, G., & Martins, S. da C. (2023). Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. In D. Fonseca, A. Neto-Mendes, M. Gonçalves, A. Ventura, & J. A. Costa (Orgs.), A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar (pp. 191-210). UA Editora. https://doi.org/10.48528/kc4m-sa71 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-872-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/29541 | - |
dc.description.abstract | O estado de emergência provocado pela pandemia covid-19, marcado pela incerteza dos riscos sanitários para a saúde pública, impôs ao governo português, escolas e professores uma gestão dinâmica deste cenário de crise. Neste contexto de grande imprevisibilidade, com o espaço físico das escolas encerrado e estabelecido o ensino remoto de emergência, os tradicionais desafios da avaliação das aprendizagens tornaram-se ainda mais complexos. Face a esta situação de grande disrupção, houve a necessidade de o governo português produzir legislação extraordinária para regular os processos de avaliação externa e avaliação interna das aprendizagens. Considerando os desafios e as soluções encontradas pelo governo, escolas e professores, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre as práticas, propósitos e uso da avaliação das aprendizagens, questionando ainda a centralidade de instrumentos de avaliação como testes ou exames nacionais. Com este artigo, no âmbito do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar promovido pela Universidade de Aveiro, através da análise de estudos e indicadores estatísticos, pretende-se evidenciar alguns impactos da pandemia nas práticas de avaliação das aprendizagens em Portugal. Pretende-se ainda abordar algumas implicações das políticas de avaliação das aprendizagens produzidas pelo Governo português durante a primeira fase da pandemia na (des)continuidade nas práticas de avaliação até agora existentes. Mais ainda, coloca-se em evidência mudanças nos propósitos e uso da avaliação das aprendizagens durante este período. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | UA Editora | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/2020.05847.BD/PT | - |
dc.relation.ispartof | A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | por |
dc.subject | Avaliação das aprendizagens | por |
dc.title | Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | X Simpósio de Organização e Gestão Escolar | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Aveiro | por |
dc.event.date | 2021 | - |
dc.pagination | 191 - 210 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-11-10T10:07:10Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.48528/kc4m-sa71 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-98342 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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