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dc.contributor.authorCipriano, G.-
dc.contributor.authorMartins, S. da C.-
dc.contributor.editorFonseca, D., Neto-Mendes, A., Gonçalves, M., Ventura, A., and Costa, J. A.-
dc.date.accessioned2023-11-10T10:10:49Z-
dc.date.available2023-11-10T10:10:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCipriano, G., & Martins, S. da C. (2023). Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. In D. Fonseca, A. Neto-Mendes, M. Gonçalves, A. Ventura, & J. A. Costa (Orgs.), A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar (pp. 191-210). UA Editora. https://doi.org/10.48528/kc4m-sa71-
dc.identifier.isbn978-972-789-872-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29541-
dc.description.abstractO estado de emergência provocado pela pandemia covid-19, marcado pela incerteza dos riscos sanitários para a saúde pública, impôs ao governo português, escolas e professores uma gestão dinâmica deste cenário de crise. Neste contexto de grande imprevisibilidade, com o espaço físico das escolas encerrado e estabelecido o ensino remoto de emergência, os tradicionais desafios da avaliação das aprendizagens tornaram-se ainda mais complexos. Face a esta situação de grande disrupção, houve a necessidade de o governo português produzir legislação extraordinária para regular os processos de avaliação externa e avaliação interna das aprendizagens. Considerando os desafios e as soluções encontradas pelo governo, escolas e professores, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre as práticas, propósitos e uso da avaliação das aprendizagens, questionando ainda a centralidade de instrumentos de avaliação como testes ou exames nacionais. Com este artigo, no âmbito do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar promovido pela Universidade de Aveiro, através da análise de estudos e indicadores estatísticos, pretende-se evidenciar alguns impactos da pandemia nas práticas de avaliação das aprendizagens em Portugal. Pretende-se ainda abordar algumas implicações das políticas de avaliação das aprendizagens produzidas pelo Governo português durante a primeira fase da pandemia na (des)continuidade nas práticas de avaliação até agora existentes. Mais ainda, coloca-se em evidência mudanças nos propósitos e uso da avaliação das aprendizagens durante este período.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUA Editora-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/2020.05847.BD/PT-
dc.relation.ispartofA gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPandemia Covid-19por
dc.subjectAvaliação das aprendizagenspor
dc.titleAvaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemiapor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleX Simpósio de Organização e Gestão Escolar-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationAveiropor
dc.event.date2021-
dc.pagination191 - 210-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-11-10T10:07:10Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.48528/kc4m-sa71-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-98342-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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