Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29506
Author(s): Carvalho, Sílvia Vieira
Advisor: Costa, Renato Lopes da
Gonçalves, Rui
Date: 12-Oct-2023
Title: Implementação de um modelo estratégico com base na alteração do processo de fabrico na linha de acessórios
Reference: Carvalho, S. V. (2023). Implementação de um modelo estratégico com base na alteração do processo de fabrico na linha de acessórios [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29506
Keywords: Planeamento estratégico -- Strategic planning
L3
Quarta revolução industrial -- Fourth Industrial Revolution
Meio envolvente
Stakeholders
Surrounding environment
Abstract: O presente trabalho versa a importância do foco que os gestores devem ter presente ao definir o modelo estratégico das suas organizações. Neste projeto empresa será analisado o impacto da reestruturação/modernização da linha de acessórios da empresa, e quais os objetivos a que a empresa se propõe atingir com esse investimento. Será realçada a importância da indústria 4.0 a introduzir no investimento da linha e o impacto que o mesmo terá na estrutura dos recursos humanos da empresa, eficácia e capacidade produtiva da mesma. Para a fundamentação da decisão em investir na linha em questão foram analisados dois fatores: o meio envolvente, nomeadamente, o sector de atuação da empresa e o impacto dos seus stakeholders na atividade da mesma. Para garantir maior fiabilidade dos resultados obtidos, recorremos a metodologias como análise Swot Sistémica e ao inquérito efetuado aos clientes da empresa. Por fim, foi desenvolvido pela primeira vez um Balanced Scorecared como ferramenta de gestão para a empresa poder monitorizar a execução dos KPI’s inerentes ao investimento da linha assim como a inovação tecnológica implementada na mesma. Aferir a mensuração dos objetivos estratégicos, é outro dos propósitos da implementação desta ferramenta na empresa.
This work deals with the importance of the focus that managers must have when defining the strategic model of their organizations. In this company project, the goal is to evaluate the impact of the restructuring and modernization of the company's accessories line and the objectives the company intends to achieve with this investment. The importance of the 4.0 industry to be introduced in the line's investment and its impact on the company's human resources structure, efficiency and production capacity will be emphasised. To justify the decision to invest in the accessories line, two factors were analysed: the surrounding environment, namely, the company's sector of activity and the impact of its stakeholders on its activity. To ensure that the results obtained were more reliable, we used methodologies such as Systemic SWOT analysis and a survey carried out with the company's customers. Finally, a Balanced Scorecard was developed for the first time as a management tool for the company to monitor the execution of KPIs inherent to the line's investment and the technological innovation implemented in it. Measuring the strategic objectives defined for the medium term is another purpose of implementing this tool in the company.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_silvia_vieira_carvalho.pdf3,3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.