Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29165
Author(s): Pinto, Leandro Miguel Costa
Advisor: Messias, Inês Teixeira de Sousa
Date: 12-Jul-2023
Title: Exames nacionais do ensino secundário: Uma proposta de dashboard para a monitorização e avaliação dos resultados
Reference: Pinto, L. M. C. (2023). Exames nacionais do ensino secundário: Uma proposta de dashboard para a monitorização e avaliação dos resultados [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29165
Keywords: Performance
Gestão
Exames nacionais
Dashboard
Power BI Desktop
Ensino secundário
Management
National exams
Secondary education
Abstract: A educação assume uma importância fundamental na vida das pessoas, sendo um elemento que contribui positivamente para a aquisição de novos conhecimentos e competências. No ensino secundário, em Portugal, os exames nacionais são uma componente importante no processo educativo e no acesso ao ensino superior. Ao mesmo tempo, cada vez mais tecnologias permitem apoiar processos como a gestão de desempenho, um aspeto fundamental na educação. Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo a construção de um dashboard para monitorizar e avaliar o desempenho dos alunos nos exames nacionais do ensino secundário. Através de uma revisão sistemática da literatura que incidiu sobre a gestão de desempenho na educação com base em dashboards, foram obtidos insights relevantes que foram incluídos na versão final, complementados com interações com especialistas na área da educação. A investigação seguiu a metodologia CRISP-DM tendo o dashboard sido realizado com recurso à ferramenta Microsoft Power BI Desktop. Com o objetivo de avaliar a utilidade e usabilidade do dashboard foi realizado um questionário respondido por três especialistas. O resultado foi classificado como útil, fácil de utilizar e com informação relevante em cinco dimensões: visão geral, localização, ranking, clusters e escola pública versus escola privada.
Education plays a fundamental role in people's lives, being an element that contributes positively to the acquisition of new knowledge and skills. In secondary education in Portugal, national exams are a crucial component in the educational process and in access to Higher Education. At the same time, an increasing number of technologies allow for supporting processes such as performance management, which is essential in education. In this context, the main objective of this research is to construct a dashboard to monitor and evaluate students' performance in national exams in secondary education. Through a systematic literature review focused on performance management in education using dashboards, relevant insights were obtained and included in the final version, complemented by interactions with experts in the field of education. The research followed the CRISP-DM methodology, with the dashboard being developed using the Microsoft Power BI Desktop tool. A questionnaire was administered to three experts to assess the usefulness and usability of the dashboard. The result was classified as useful, easy to use, and providing relevant information in five dimensions: overview, location, ranking, clusters, and public school versus private school.
Department: Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Degree: Mestrado em Métodos Analíticos para Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_leandro_costa_pinto.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.