Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29154
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Florinda Maria Carreira Neto-
dc.contributor.authorMancini, Leonardo Amaral-
dc.date.accessioned2023-08-08T08:28:39Z-
dc.date.available2023-08-08T08:28:39Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.citationMancini, L. A. (2023). The role of change management in corporate digitalization: The relevance of Kotter’s eight-step change model within IT/digitalization projects [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29154por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29154-
dc.description.abstractDuring the current digital transformation, corporate digitalization projects are not only gaining ground but becoming a constant in organizations with the ultimate goal of maintaining competitiveness. However, for this corporate digitalization to be successful and to meet the expectations of the stakeholders, there is a need for a suitable management of this digital change. For this reason, change management plays an increasingly central role in successful corporate digitalization. Therefore, it is imperative to understand whether the established approaches are effective for managing corporate digitalization. The aim of the research in this work is to examine the relevance of the reference model in the field of change management, John P. Kotter's eight-stage model, in the context of corporate digitalization and, at the same time, to identify the success factors from practice for such projects. In order to achieve the goal of the research, a qualitative research methodology was chosen. In-depth interviews were conducted with experts that have many years of project experience at the interface of change management and corporate digitalization. The results of the work demonstrate that Kotter's reference model does contain important elements of a change project but does not focus enough on the essential pillars of digital change: communication, agility and participation.por
dc.description.abstractNo âmbito da atual transformação digital, os projetos de digitalização empresarial estão, não só a ganhar relevância, mas a tornar-se numa constante nas organizações com o objetivo último de manter a competitividade. No entanto, para que esta digitalização empresarial seja bem-sucedida e corresponda às expectativas dos stakeholders envolvidos, é necessária uma gestão adequada desta mudança digital. Por este motivo, a gestão de mudanças assume um papel cada vez mais central no sucesso da digitalização empresarial. Assim sendo, é indispensável perceber se as abordagens comprovadas são aplicáveis na gestão da digitalização empresarial. O objetivo da pesquisa neste trabalho é examinar a relevância do modelo de referência no campo da gestão de mudanças, o modelo de oito etapas de John P. Kotter, no contexto da digitalização empresarial e, ao mesmo tempo, identificar os fatores de sucesso da prática para tais projetos. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi escolhida a metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas, em profundidade, com especialistas que possuem vários anos de experiência em projetos na interface da gestão de mudanças e da digitalização empresarial. Os resultados do trabalho demonstram que o modelo de referência de Kotter contém de facto elementos importantes de um projeto de mudança, mas não se foca suficientemente nos pilares essenciais da mudança digital: comunicação, agilidade e participação.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectChange managementpor
dc.subjectCorporate digitalizationpor
dc.subjectKotter’s eight step change modelpor
dc.subjectTransformação digital - Digital transformationpor
dc.subjectGestão da mudançapor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.titleThe role of change management in corporate digitalization: The relevance of Kotter’s eight-step change model within IT/digitalization projectspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203336380por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelM150por
dc.subject.jelM100por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_leonardo_amaral_mancini.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.