Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29093
Autoria: Dias, R.
Oliveira, A.
Editor: Veiga, F. H., Almeida, A., Carvalho, C., Galvão, D., Goulão, F., Marinha, F., Festas, I., Janeiro, I., Nogueira, J., Conboy, J., Melo, M., Taveira, M. C., Bahía, S., Caldeira, S. N., and Pereira, T.
Data: 2014
Título próprio: Representações sociais sobre supervisão pedagógica
Título e volume do livro: Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação
Paginação: 1827 - 1841
Título do evento: I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação
Referência bibliográfica: Dias, R., & Oliveira, A. (2014). Representações sociais sobre supervisão pedagógica. In F. H. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, M. C. Taveira, S. Bahía, S. N. Caldeira, & T. Pereira (Eds.), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação (pp. 1827-1841). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/15833
ISBN: 978-989-98314-7-6
Palavras-chave: Crianças
Escola
Representações sociais
Supervisão pedagógica
Resumo: Um processo educativo constitui um projecto sempre inacabado, a exigir contínua actualização e melhoramentos, sendo que, se há algo que importa numa qualquer sociedade, se algo a define de um modo mais claro e contribui para o seu desenvolvimento, é a educação. Se considerarmos como essencial a qualificação da escola e dos professores como forma de enfrentar os desafios do século XXI, somos levados a perspectivar de que modo conseguirá a supervisão promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. A supervisão pedagógica, associada à avaliação de desempenho, pode ter múltiplas abordagens, as quais partem de pressupostos teóricos distintos, relativamente à formação, avaliação e, necessariamente, aos conceitos de supervisão e de supervisor. Tivemos como principal objectivo averiguar que representações sociais têm os professores de 1º e 2º ciclo sobre o conceito de supervisão pedagógica, e de que forma essas mesmas representações influenciam a sua prática pedagógica. Realizámos um estudo exploratório com 176 professores (110 de 1º ciclo e 66 de 2º ciclo), de ambos os sexos (24 homens e 152 mulheres). Concluímos que os professores sentem-se habitualmente bem; porém, mostram-se ansiosos e nervosos com a presença do supervisor na sua sala de aula, conotando o processo de supervisão com o da avaliação. As professoras, mais que os professores, salientam dimensões afectivas e relacionais no acompanhamento dos seus alunos. Os professores relevam sobretudo uma percepção mais cognitiva. Os professores do 1º ciclo sentem uma maior responsabilidade no desenvolvimento cognitivo dos seus alunos do que os professores do 2º ciclo; e estes são os que mais admitem dirigir os alunos no processo de ensino. Os resultados obtidos poderão auxiliarnos na reflexão acerca de nós próprios, da sociedade, da educação e da forma como os professores encaram a supervisão pedagógica.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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