Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29077
Author(s): Azevedo, Andreia Ferreira Rafael
Advisor: Capucha, Luís
Date: 25-Jul-2023
Title: Projeto de intervenção: Reorganização do departamento de música na United Lisbon International School
Reference: Azevedo, A. F. R. (2023). Projeto de intervenção: Reorganização do departamento de música na United Lisbon International School [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29077
Keywords: Música -- Music
Logística organizacional
Escola internacional
Logistics organization
International school
Abstract: Este Projeto tem como público-alvo uma Escola Internacional situada em Lisboa, a United Lisbon International School, que é o meu local de trabalho. O objetivo a atingir na sua implementação é suprimir as lacunas existentes na abordagem do currículo da Música. Começo por explicar a importância da Música na formação académica do aluno, porque a educação/formação musical permite a participação a nível individual e de grupo em atividades formais e informais que permitem o desenvolvimento de competências específicas e transversais e proporciona o equilíbrio físico e emocional. De seguida, analiso os currículos implementados para esta área disciplinar, de forma a estruturar o processo de ensino-aprendizagem e crio um programa curricular capaz de promover a vertente teórica e prática nos domínios específicos de cada ciclo de escolaridade. Por fim, apresento o desenho da nova logística organizacional viabilizando a articulação de recursos humanos com recursos materiais necessários e o Sistema de Avaliação de Desempenho para analisar os processos, avaliar as acções e criar estratégias novas e capazes de maximmizar as potencialidades deste Projeto no ano seguinte.
This Project is based at an International School located in Lisbon, the United Lisbon International School, which is my workplace. The objective of this study is to suppress the existing gaps in the current approach of the Music curriculum. I start by explaining the importance of Music in students´ academic studies. Music education allows individual and group participation in formal as well as informal activities. It also enables the development of specific and universal skills which further provides physical and emotional balance to students´ lives. Next, I analyze the curricula implemented for this subject area to structure the teaching-learning process and create a curricular program capable of promoting the theoretical and practical aspects in the specific domains of each school cycle. Finally, I present the design of the new organizational structure to all involved in teaching the music program by sharing material resources such as the Performance Evaluation System to analyze the processes and evaluate the actions, as well as new strategies to maximize the potential of this Project in the following year.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_andreia_rafael_azevedo.pdf
  Restricted Access
1,76 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.