Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29039
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimaens, Ana Margarida Madureira-
dc.contributor.authorRaptopoulos, Maria Madalena Santos Constantin-
dc.date.accessioned2023-07-24T09:36:36Z-
dc.date.available2023-07-24T09:36:36Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.date.submitted2022-12-
dc.identifier.citationRaptopoulos. M. M. S. C. (2022). Crisis management model for third sector organizations amid the COVID-19 pandemic [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29039por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29039-
dc.description.abstractThe pandemic caused by COVID-19 impacted people and organizations, including the Third Sector, which has seen greater demand to minimize the social and economic effects generated by the crisis. Based on this issue, the present study aimed to give visibility to the effects and impacts caused by the pandemic, the main actions and strategies adopted by Third Sector organizations and, based on these findings, to propose a crisis management model for the Third Sector. By virtue, qualitative exploratory research of the phenomenological type was carried out, whose data were collected from in-depth interviews and information disclosed on the institutions' websites. Thus, the experiences reported by 32 Brazilian and Portuguese organizations underwent an abductive content analysis, considering the existing theoretical framework and the contents of the interviews. The results showed that none of the organizations was fully prepared to deal with the crisis effects and reacted as situations and events occurred. And, unlike what was reported in previous studies, none of these organizations shut down permanently, financial resources kept on existing, and not all the effects generated by the pandemic meant negative impacts, but opportunities for improvement, as well as breaks in paradigms and learning. The results also showed that adopting good governance levels and agile and flexible management models boosted the organizations’ resilience. Therefore, it was possible to propose a crisis management model to be applied to the Third Sector and to suggest future works and practical and academic applications.por
dc.description.abstractA pandemia causada pela COVID-19 impactou pessoas e organizações, inclusive do Terceiro Setor, que se viram com maior procura para minimizar os efeitos sociais e económicos gerados pela crise. Com base nesta questão, o presente estudo teve como objetivo dar visibilidade aos efeitos e impactos gerados pela pandemia, às principais ações e estratégias adotadas pelas organizações do Terceiro Setor e, a partir destes achados, propor um modelo de gestão de crise para o Terceiro Setor. Para isso, foi realizada uma investigação exploratória qualitativa do tipo fenomenológica, cujos dados foram recolhidos a partir de entrevistas em profundidade e de informações divulgadas nos sítios web das instituições. Assim, as experiências relatadas por 32 organizações brasileiras e portuguesas passaram por uma análise de conteúdo abdutiva, considerando o quadro teórico existente e o conteúdo das entrevistas. Os resultados mostraram que nenhuma das organizações estava totalmente preparada para lidar com os efeitos da crise, e reagiu à medida que situações e eventos iam surgindo. E, ao contrário do que foi relatado em estudos anteriores, nenhuma dessas organizações encerrou suas atividades permanentemente, houve disponibilidade financeira, e nem todos os efeitos gerados pela pandemia significaram impactos negativos, mas, sobretudo, oportunidades de melhorias, quebras de paradigmas e aprendizados. Os resultados evidenciaram ainda que a adoção de bons níveis de governança e de modelos de gestão ágeis e flexíveis reforçaram a resiliência das organizações. Por conseguinte, foi possível propor um modelo de gestão de crise para o Terceiro Setor e sugerir futuros trabalhos e aplicações práticas e académicas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTerceiro sector -- Third sectorpor
dc.subjectCrisis managementpor
dc.subjectResiliencepor
dc.subjectCrisis leadershippor
dc.subjectSocial impactpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectGestão de crisepor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectLiderança de crisepor
dc.subjectImpacto socialpor
dc.titleCrisis management model for third sector organizations amid the COVID-19 pandemicpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101619065por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelL31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_maria_constantin_raptopoulos.pdf3,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons