Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28919
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, A. M. | - |
dc.contributor.author | Peneda, D. | - |
dc.contributor.author | Medeiros, A. | - |
dc.contributor.author | Neves, I. P. | - |
dc.contributor.author | Reis, E. | - |
dc.contributor.author | Salgueiro, F. | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T11:00:12Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T11:00:12Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.citation | Morais, A. M., Peneda, D., Medeiros, A., Neves, I. P., Reis, E., & Salgueiro, F. (1996). Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola. Revista Portuguesa de Educação, 9(2), 1-28. | - |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28919 | - |
dc.description.abstract | O estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 1 - 28 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 9 | - |
dc.number | 2 | - |
dc.date.updated | 2023-07-05T12:03:26Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Erradicar a pobreza | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78788 | - |
iscte.journal | Revista Portuguesa de Educação | - |
Aparece nas coleções: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_78788.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.