Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28919
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, A. M.-
dc.contributor.authorPeneda, D.-
dc.contributor.authorMedeiros, A.-
dc.contributor.authorNeves, I. P.-
dc.contributor.authorReis, E.-
dc.contributor.authorSalgueiro, F.-
dc.date.accessioned2023-07-05T11:00:12Z-
dc.date.available2023-07-05T11:00:12Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationMorais, A. M., Peneda, D., Medeiros, A., Neves, I. P., Reis, E., & Salgueiro, F. (1996). Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escola. Revista Portuguesa de Educação, 9(2), 1-28.-
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28919-
dc.description.abstractO estudo faz parte do projecto ESSA e integra as perpectivas psicológicas e sociológicas. Dá continuidade a outros trabalhos (Morais, Peneda e Medeiros, 1993 e Fontinhas, Morais, Neves e Peneda, 1993) em que se analisou a influência mútua da orientação de codificação e do desenvolvimento cognitivo no aproveitamento em ciências e a influência de factores sociais da família e da escola na orientação de codificação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O estudo baseia-se na teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1977, 1990) e utiliza o trabalho de Shayer e Adey (1981) para analisar o nível piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Os resultados do estudo sugerem que quer a orientação de codificação quer o desenvolvimento cognitivo são influenciados pelo contexto social da família (através da classe social e da etnia) e influenciam a aprendizagem científica. Sugerem ainda que características específicas da prática pedagógica estão relacionadas com o desenvolvimento cognitivo e com a orientação de codificação. O estudo salienta a importância de se considerar os contextos sociais da família e da escola em análises que tradicionalmente têm apresentado um carácter fundamentalmente psicológico.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Investigação em Educação do Instituto da Educação da Universidade do Minho-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleDesenvolvimento cognitivo e aprendizagem científica: Influência de factores da família e da escolapor
dc.typearticle-
dc.pagination1 - 28-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume9-
dc.number2-
dc.date.updated2023-07-05T12:03:26Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78788-
iscte.journalRevista Portuguesa de Educação-
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_78788.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.