Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2890
Author(s): Tomé, Vanessa
Advisor: Moleiro, Carla
Date: 17-Aug-2011
Title: Formação de professores para a diversidade familiar: Promover um clima escolar seguro para filhos de pessoas homossexuais
Reference: Tomé, V. (2010). Formação de professores para a diversidade familiar: Promover um clima escolar seguro para filhos de pessoas homossexuais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2890
Keywords: Homoparentalidade
Diversidade familiar
Contexto escolar
Formação de professores -- Teacher education
Same-sex parenting
Family diversity
School context
Abstract: É vasta a literatura empírica sobre os indivíduos e as famílias Lésbicas, Gays e Bissexuais, apesar de ser desconhecida de muito profissionais que trabalham com crianças e jovens. Umas das mais recentes linhas de pesquisas relativas a esta tipologia familiar detêm-se na estigmatização e discriminação a que os filhos de pessoas homossexuais estão sujeitos. Neste sentido, dado que a escola pode ser um local privilegiado para a ocorrência de atitudes homofóbicas e os professores são agentes de educação relevantes para o desenvolvimento de valores e atitudes para a cidadania e a promoção da diversidade, o objectivo do presente trabalho de projecto centra-se na realização de uma Formação de Professores para a Diversidade Familiar, promovendo um clima escolar seguro para filhos de pessoas homossexuais. Para a sua realização, foi efectuada a avaliação de necessidade através de grupos focais com professores de todos os ciclos do Ensino Básico, e entrevistas a pais/mães homossexuais. Foram tidos em conta outros programas já propostos e/ou realizados noutros países. O Programa desenvolvido divide-se em dois projectos, sendo que o primeiro é a Formação especificada anteriormente, tendo como principais objectivos, promover a sensibilização dos professores para a temática, proporcionar conhecimento em torno desta tipologia familiar, dar a conhecer estratégias de actuação e promover a prática segundo a teoria explorada. O segundo projecto constitui um workshop breve de sensibilização para a diversidade familiar, específico à mesma tipologia familiar que o anterior, contudo, tendo como principais objectivos, sensibilizar professores que não manifestem o interesse ou disponibilidade inicial para a formação, desenvolver a temática junto dos estudantes universitários (futuros professores) e promover a formação anteriormente referida.
The empirical literature is vast with regards to studies on individuals and lesbian, gays and bisexual families, even though it is mostly unknown to many professionals who work with children and youth. One of the most recent lines of research concerning this type of familiar typology is based on the stigmatization and discrimination that children of homosexual parents are subjected to. In this way, since school is a privileged place for the possible occurrence of homophobic attitudes and teachers are relevant educational agents in the development of attitudes and values of citizenship and diversity, the purpose of this study is centered in the creation of a Teachers learning program regarding Family diversity, that can promote a safe school environment for the children with Homosexual parents. For its construction, the needs evaluation was performed through focus groups with teachers of 1st to 9th grades and interviews with homosexual parents. Existing developed programs in international literature were also considered. The developed program is divided in two separate projects. The first project is the training specified earlier, with the purpose of promoting the sensitization of teachers to this subject, provide the Knowledge surrounding this family typology, present different acting strategies and promote practice according to the explored theory. The second project is a brief sensitization Workshop for the familiar diversity, specific to the same family typology. However, the purpose of this second project is the promotion of awareness of teachers that do not demonstrate, at first, an interest or availability for the training, the development of the subject/theme along with university students (future teachers), and the promotion of the training cited earlier.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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