Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28905
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarriga, A. C.-
dc.date.accessioned2023-07-04T15:50:12Z-
dc.date.available2023-07-04T15:50:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBarriga, A. C. (2023). Lugares (ausentes) de literacia mediática e digital. Configurações, 31, 19-38. http://dx.doi.org/10.4000/configuracoes.17005-
dc.identifier.issn1646-5075-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28905-
dc.description.abstractNeste texto pretende-se evidenciar porque é a literacia digital e mediática tão urgente na designada “era da pós-verdade”, atribuindo-lhe um papel indispensável na capacitação para as práticas comunicacionais e para a compreensão de questões que decorrem da experiência online na atualidade, tais como: as fake news, a ação do algoritmo, a apropriação indevida de dados pessoais pelas grandes plataformas digitais, a vigilância eletrónica e a invasão da privacidade. Neste sentido, defende-se a conceção e implementação de projetos de literacia mediática e digital no ensino superior. Contribuindo para tal objetivo, recenseiam-se as boas práticas já existentes de promoção de literacia.por
dc.description.abstractThis text intends to evidence why digital and media literacy is so urgent in the so-called “post-truth era”, assigning it an indispensable role in training for communication practices and for understanding the issues that arise from the online experience of today, such as: fake news, performance of the algorithm, misappropriation of personal data by major digital platforms, electronic surveillance, and invasion of privacy. In this sense, we defend the design and implementation of media and digital literacy projects in higher education. Contributing to this goal, the good practices for promoting literacy are compiled.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Minho-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectVigilânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleLugares (ausentes) de literacia mediática e digitalpor
dc.title.alternativeLieux (absents) de l’éducation aux médias et au numériquefr
dc.title.alternative(Absent) places of media and digital literacyen
dc.typearticle-
dc.pagination19 - 38-
dc.peerreviewedyes-
dc.number31-
dc.date.updated2023-07-04T16:49:42Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/configuracoes.17005-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-96119-
iscte.journalConfigurações-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_96119.pdf478,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.