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http://hdl.handle.net/10071/2870
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Title: Do credit scoring ao profit scoring: um modelo integrado de apoio à decisão numa instituição de crédito ao consumo
Authors: Marques, Ana Sofia Bico
Orientador: Trigueiros, Duarte
Trigueiros, Maria José
Keywords: Business intelligence
Crédito ao consumo
Credit scoring
Profit scoring
Acordo de Basileia II
Segmentação de portfolios
Consumer credit
Basel II
Portfolio segmentation
Issue Date: 2010
Citation: MARQUES, Ana Sofia Bico - Do credit scoring ao profit scoring: um modelo integrado de apoio à decisão numa instituição de crédito ao consumo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2870>.
Abstract: Esta dissertação tem como objectivo contribuir para uma reflexão sobre a pertinência da integração entre a modelação da rentabilidade individual de cliente e a segmentação de portfolios de retalho, exigida pelo método IRB para cálculo do capital necessário para a cobertura de perdas associadas ao risco de crédito, no âmbito do crédito ao consumo. O trabalho propõe um modelo de estimação da rentabilidade individual de cliente recorrendo à regressão linear múltipla e testa depois a segmentação de um portfolio que integre as estimativas do modelo anterior, tendo em conta a discriminação de diferentes níveis de risco observado em cada segmento. Os resultados empíricos baseiam-se em dados do portfolio de cartões de pagamento privativos de uma grande instituição financeira de crédito ao consumo. Abordam-se aqui duas temáticas muito actuais da investigação aplicada à área do crédito ao consumo: a modelação do risco de crédito, uma das aplicações mais bem sucedidas de conceitos da estatística e da investigação operacional com impactos notórios ao nível do processo da atribuição de crédito, e a modelação da rentabilidade, que representa um foco de crescente interesse das instituições financeiras, cada vez mais preocupadas com a optimização da sua relação com os clientes. O Acordo de Basileia II assume-se neste contexto como um catalisador da mudança de paradigma, transportando consigo uma oportunidade para revisão de estratégias transversais às instituições.
This thesis aims at contributing to the discussion on the relevance of an integrated approach of the modelling of individual customer profitability and the segmentation of retail portfolios, as required by the IRB approach, in order to calculate the capital needed to cover losses related to consumer credit risk. In the study we propose a model for estimating the profitability of individual customers using multiple linear regression and we test the segmentation of a portfolio that includes the estimates of the previous model, given the discrimination of different levels of risk observed in each segment. Empirical results are supported by a store card data set from a large financial institution for consumer credit. The thesis addresses two important subjects of applied research in the field of consumer credit: credit risk modelling, one of the most successful applications of concepts of statistics and operational research with notable impacts in terms of the credit decision process, and profitability modelling, which represents a new focus of interest for financial institutions, increasingly worried about the optimisation of their relationship with customers. Basel II stands in this context as a catalyst for a paradigm shift, carrying with it an opportunity for review of cross-cutting strategies to institutions.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2870
Designation: Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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