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dc.contributor.advisorTrigueiros, Duarte-
dc.contributor.advisorTrigueiros, Maria José-
dc.contributor.authorMarques, Ana Sofia Bico-
dc.date.accessioned2011-08-11T16:11:10Z-
dc.date.available2011-08-11T16:11:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-09por
dc.identifier.citationMARQUES, Ana Sofia Bico - Do credit scoring ao profit scoring: um modelo integrado de apoio à decisão numa instituição de crédito ao consumo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2870>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2870-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objectivo contribuir para uma reflexão sobre a pertinência da integração entre a modelação da rentabilidade individual de cliente e a segmentação de portfolios de retalho, exigida pelo método IRB para cálculo do capital necessário para a cobertura de perdas associadas ao risco de crédito, no âmbito do crédito ao consumo. O trabalho propõe um modelo de estimação da rentabilidade individual de cliente recorrendo à regressão linear múltipla e testa depois a segmentação de um portfolio que integre as estimativas do modelo anterior, tendo em conta a discriminação de diferentes níveis de risco observado em cada segmento. Os resultados empíricos baseiam-se em dados do portfolio de cartões de pagamento privativos de uma grande instituição financeira de crédito ao consumo. Abordam-se aqui duas temáticas muito actuais da investigação aplicada à área do crédito ao consumo: a modelação do risco de crédito, uma das aplicações mais bem sucedidas de conceitos da estatística e da investigação operacional com impactos notórios ao nível do processo da atribuição de crédito, e a modelação da rentabilidade, que representa um foco de crescente interesse das instituições financeiras, cada vez mais preocupadas com a optimização da sua relação com os clientes. O Acordo de Basileia II assume-se neste contexto como um catalisador da mudança de paradigma, transportando consigo uma oportunidade para revisão de estratégias transversais às instituições.por
dc.description.abstractThis thesis aims at contributing to the discussion on the relevance of an integrated approach of the modelling of individual customer profitability and the segmentation of retail portfolios, as required by the IRB approach, in order to calculate the capital needed to cover losses related to consumer credit risk. In the study we propose a model for estimating the profitability of individual customers using multiple linear regression and we test the segmentation of a portfolio that includes the estimates of the previous model, given the discrimination of different levels of risk observed in each segment. Empirical results are supported by a store card data set from a large financial institution for consumer credit. The thesis addresses two important subjects of applied research in the field of consumer credit: credit risk modelling, one of the most successful applications of concepts of statistics and operational research with notable impacts in terms of the credit decision process, and profitability modelling, which represents a new focus of interest for financial institutions, increasingly worried about the optimisation of their relationship with customers. Basel II stands in this context as a catalyst for a paradigm shift, carrying with it an opportunity for review of cross-cutting strategies to institutions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBusiness intelligencepor
dc.subjectCrédito ao consumopor
dc.subjectCredit scoringpor
dc.subjectProfit scoringpor
dc.subjectAcordo de Basileia IIpor
dc.subjectSegmentação de portfoliospor
dc.subjectConsumer creditpor
dc.subjectBasel IIpor
dc.subjectPortfolio segmentationpor
dc.titleDo credit scoring ao profit scoring: um modelo integrado de apoio à decisão numa instituição de crédito ao consumopor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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