Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28558
Autoria: Guo Tingjian
Orientação: Trigo, Virgínia
Jiang Hong
Data: 27-Out-2022
Título próprio: A TQM approach to healthcare quality management in China's county-level hospitals: A case-based research
Referência bibliográfica: Guo Tingjian (2022). A TQM approach to healthcare quality management in China's county-level hospitals: A case-based research [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28558
ISBN: 978-989-781-843-1
Palavras-chave: Total quality management
Healthcare quality
Chinese county-level hospitals
Gestão total da qualidade
Qualidade dos cuidados médicos
Hospitais municipais chineses
Resumo: Health care quality is crucial to the sound operation and competitiveness of hospitals. However, Chinese county-level hospitals are still faced with many health care quality management problems manifested as: lack of a sound quality control system, inadequate system development, lagging management tools, insufficient health care quality management awareness and lack of service awareness. Due to these problems, the health care needs of patients are not effectively met, hindering the high-quality development of county-level hospitals. This thesis qualitatively analysed the application of total quality management (TQM) theory to the health care quality management of a county-level hospital in Zhejiang Province, China based on data collected from in-depth interviews with staff and patients of the case hospital. The findings showed that: the case hospital’s use of TQM for health care quality management was effective, and TQM is applicable to health care quality management in county-level hospitals; the case hospital’s TQM implementation was not sufficient, and there were still problems such as insufficient leadership commitment, insufficient team building, imperfect system development, inadequate health care quality management awareness, unsmooth teamwork, insufficient patient-centredness, and deficiencies in education and training. Based on the findings, this thesis advises Chinese county-level hospitals to improve health care quality management from five aspects, namely leadership commitment, continuous quality improvement, patient centredness, teamwork and quality training, which are also the core dimensions of TQM. The results provide theoretical support for improving health care quality in Chinese county-level hospitals.
A qualidade dos cuidados médicos é crucial para o bom funcionamento e competitividade dos hospitais. Contudo, os hospitais municipais chineses (county level) enfrentam muitos problemas, designadamente a ausência de um bom sistema de controlo de qualidade, desenvolvimento inadequado, instrumentos de gestão desfasados e consciencialização insuficiente do que é a gestão da qualidade. Devido a estes problemas, as necessidades dos pacientes não são efetivamente atendidas, dificultando o desenvolvimento da qualidade deste tipo de hospitais. Utilizando uma abordagem qualitativa (entrevistas em profundidade ao pessoal médico e a pacientes) esta tese estuda a implementação da gestão total da qualidade (TQM) num hospital municipal da província de Zhejiang, China, no sentido de saber os resultados dessa implementação, as dificuldades encontradas e a viabilidade da utilização do sistema neste tipo de hospitais. Os resultados mostram que este hospital aplica a TQM de um modo eficaz demonstrando que a TQM também é aplicável em hospitais municipais. Contudo existem ainda problemas, tais como um compromisso insuficiente da liderança, falta de estabilidade das equipas, sistemas de desenvolvimento imperfeitos, consciência inadequada da gestão da qualidade dos cuidados de saúde, insuficiente atenção centrada nos pacientes, e deficiências na educação e formação do pessoal. Com base nos resultados de investigação, conclui-se que os hospitais municipais Chineses podem melhorar a sua gestão através da TQM dando particular atenção a um maior compromisso da liderança, melhoria contínua da qualidade, atenção focada no paciente, trabalho de grupo e formação na área da qualidade. Os resultados fornecem apoio teórico para a melhoria da qualidade dos cuidados médicos nos hospitais municipais Chineses.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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