Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28507
Autoria: Cheng Zheng
Orientação: Pereira, Renato
Teng Ying
Data: 17-Nov-2022
Título próprio: Business model construction processes and mechanisms of start-ups in nascent markets: A multiple case study based on multi-cases analysis
Referência bibliográfica: Cheng Zheng (2022). Business model construction processes and mechanisms of start-ups in nascent markets: A multiple case study based on multi-cases analysis [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28507
ISBN: 978-989-781-798-4
Palavras-chave: Multiple case studies
Start-ups
Business model building
Resumo: Understanding how to build business models for startups in nascent markets is a significant issue that has increasingly called the attention of both scholars and practitioners. Most of the existing studies focus on the business models of mature enterprises in traditional stings, but little research has been conducted on the business model mechanisms of startups in nascent markets. To fill this gap, this thesis uses multi-case study from entrepreneurship and the entrepreneurial process, and data collected through in-depth interviews with entrepreneurs of three Chinese nascent Internet start-ups, summarizing and refining six main theoretical categories: entrepreneurial cognitive schema, cognitive model, cognitive flexibility, interaction stage, and business model results. Our findings suggest that entrepreneurs' business model constructs have a subjective component, and the variability of entrepreneurial cognition explains why entrepreneurs under conditions of experience and network disadvantage achieve even better entrepreneurial outcomes. The construction of business models for startups in nascent markets requires a dynamic perspective to grasp the intrinsic mechanisms of business model generation at a deeper level and at the same time providing feasible practical guidance for innovative startups in nascent markets. Overall, our model provides a contribution to support business model construction of startups in China.
Compreender como construir modelos de negócios para startups em mercados emergentes é uma problemática importante que tem chamado cada vez mais a atenção de académicos e profissionais. A maioria dos estudos existentes concentra-se nos modelos de negócios de empresas maduras em mercados tradicionais, mas poucas pesquisas foram realizadas sobre os mecanismos do modelo de negócios de startups em mercados emergentes. Para preencher esta lacuna, esta tese utiliza estudos de caso múltiplos de empreendedorismo e processo empreendedor bem como dados coletados por entrevista estruturada com empreendedores de três startups chinesas de negócios online, resumindo e refinando seis categorias teóricas principais: esquema cognitivo empreendedor, modelo cognitivo, flexibilidade cognitiva, estádio de interação e resultados do modelo de negócios. As nossas descobertas sugerem que os construtos do modelo de negócio destes empreendedores têm uma componente subjetiva e a variabilidade da cognição empreendedora explica porque razão os empreendedores sob condições de experiência e desvantagem de rede alcançam resultados empresariais ainda melhores. A construção de modelos de negócios para startups em mercados emergentes requer uma perspetiva dinâmica para se compreender os mecanismos intrínsecos de geração de modelos de negócios a um nível mais profundo e, ao mesmo tempo, para fornecer uma orientação prática viável para startups inovadoras em mercados emergentes. Globalmente, o nosso modelo fornece uma contribuição para apoiar a construção do modelo de negócios de startups na China.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_cheng_zheng.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.