Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28394
Author(s): | Moleiro, Bruno Gonçalo Moreira |
Advisor: | Santos, Vitor Vidal |
Date: | 24-Feb-2023 |
Title: | Plano de comunicação digital para lançamento de uma nova empresa no setor imobiliário |
Reference: | Moleiro, B. G. M. (2022). Plano de comunicação digital para lançamento de uma nova empresa no setor imobiliário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28394 |
Keywords: | Plano digital Marketing digital Setor imobiliário -- Real estate sector Digital plan Digital marketing |
Abstract: | O significado de comunicação digital nada mais é do que a soma de métodos e ferramentas de
comunicação que se aplicam nos diversos canais de internet, redes sociais e dispositivos móveis.
O objetivo do presente trabalho é criar um plano de comunicação digital para uma nova empresa
no setor do Imobiliário, utilizando ferramentas que irão agregar uma elevada importância, na
promoção de produtos e serviços, fidelizar clientes, alavancar vendas e permitir a expansão dos
negócios. Para estudar o tópico deste projeto recorreu-se à elaboração de um questionário de
resposta anónima e efetuado um estudo exploratório aberto e projetivo, a 51 pessoas que se
mostraram disponíveis e que constituem a nossa amostra.
Constatou-se que a utilização dos canais digitais para comunicar, passou a ser o formato
privilegiado pelo mercado, acelerado pela pandemia e consolidado pelas novas gerações Y e Z.
Este projeto encontra-se dividido em sete capítulos: A introdução ao tema, na qual se define o
objetivo do projeto. A revisão da literatura, que aborda a evolução e crescimento do imobiliário em
Portugal e o desenvolvimento e adoção dos canais digitais para comunicar. No capítulo seguinte é
apresentada a metodologia usada no estudo exploratório. No quarto capítulo é feita a análise
externa e interna da empresa. No quinto capítulo, é realizada uma análise de dados através da
interpretação dos resultados obtidos nos questionários, seguido de uma proposta de um plano de
implementação no sexto capítulo e por último, no sétimo capítulo, apresentam-se as conclusões, de
acordo com objetivo deste projeto. The digital communication is nothing more than the sum of communication methods and tools that are applied on the various internet channels, social networks and mobile devices. This project aims to create a digital communication plan for a new company in the Real Estate sector, using tools that will add a high value, in the promotion of products and services, to retain customers, leverage sales and allow the expansion of business. To study this topic, we resorted to the elaboration of an anonymous questionnaire and an open and projective exploratory study was carried out, with 51 avaiable people and who constitute our sample. It was found that the use of digital channels to communicate has become the preferred format by the market, accelerated by the pandemic and consolidated by the new generations Y and Z. This project is divided into seven chapters: The introduction to the theme, in which the objective of the project is defined. A literature review, which addresses the evolution and growth of real estate in Portugal and the development and adoption of digital channels to communicate. The following chapter presents the methodology used in the exploratory study. In the fourth chapter, the external and internal analysis of the company. In the fifth chapter, a data analysis is carried out through the interpretation of the results obtained in the questionnaires, followed by a proposal of an implementation plan in the sixth chapter and finally, in the seventh chapter, the conclusions according to the objective of this project. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão Aplicada |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Master_bruno_moreira_moleiro.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.