Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28342
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, T. M. da | - |
dc.contributor.editor | Graça Filipe | - |
dc.contributor.editor | José Vale | - |
dc.contributor.editor | Inês Castaño | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T09:38:02Z | - |
dc.date.available | 2023-03-20T09:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Silva, T. M. da (2018). Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura. EM G. Filipe, J. Vale, & I. Castaño (Eds.). Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva (pp. 183-195). Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/28342 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-98388-4-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28342 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostramnos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Património arquitetónico -- Architectural heritage | por |
dc.subject | Ensino de arquitetura | por |
dc.subject | Ensino de projeto | por |
dc.subject | Paisagem -- Landscape | por |
dc.subject | Novas práticas em arquitetura | por |
dc.title | Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 183 - 195 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-03-20T09:37:11Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-62607 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_62607.pdf | 880,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.