Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28342
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, T. M. da-
dc.contributor.editorGraça Filipe-
dc.contributor.editorJosé Vale-
dc.contributor.editorInês Castaño-
dc.date.accessioned2023-03-20T09:38:02Z-
dc.date.available2023-03-20T09:38:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSilva, T. M. da (2018). Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura. EM G. Filipe, J. Vale, & I. Castaño (Eds.). Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva (pp. 183-195). Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/28342-
dc.identifier.isbn978-989-98388-4-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28342-
dc.description.abstractEsta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostramnos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa-
dc.relation.ispartofPatrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPatrimónio arquitetónico -- Architectural heritagepor
dc.subjectEnsino de arquiteturapor
dc.subjectEnsino de projetopor
dc.subjectPaisagem -- Landscapepor
dc.subjectNovas práticas em arquiteturapor
dc.titleValorização do património hoje: A experiência no ensino de arquiteturapor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination183 - 195-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-03-20T09:37:11Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-62607-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_62607.pdf880,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.