Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28342
Autoria: Silva, T. M. da
Editor: Graça Filipe
José Vale
Inês Castaño
Data: 2018
Título próprio: Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura
Título e volume do livro: Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva
Paginação: 183 - 195
Referência bibliográfica: Silva, T. M. da (2018). Valorização do património hoje: A experiência no ensino de arquitetura. EM G. Filipe, J. Vale, & I. Castaño (Eds.). Patrimonialização e sustentabilidade do património: Reflexão e prospectiva (pp. 183-195). Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/28342
ISBN: 978-989-98388-4-0
Palavras-chave: Património arquitetónico -- Architectural heritage
Ensino de arquitetura
Ensino de projeto
Paisagem -- Landscape
Novas práticas em arquitetura
Resumo: Esta comunicação procura dar a conhecer uma experiência de ensino de projeto de Arquitetura desenvolvida Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de uma experiência singular no contexto académico (Summer School internacional associado a uma UC de prática de projeto). A metodologia cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, as ideias centrais expressas nas cartas e convenções nacionais e internacionais relativas às questões do património, com o conceito de consciência histórica proveniente da filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), tendo como pano de fundo as novas práticas da arquitetura e o novo perfil dos arquitetos. Pretende-se fazer ressaltar um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo e onde o património é visto a partir do presente. Os resultados obtidos mostramnos que os estudantes atuam, por um lado, projetando com o construído — as propostas não se pretendem autocentradas, mas dialogando com as circunstâncias físicas, geográficas (territoriais) e sociais, e por outro, de acordo com o momento histórico em que nos encontramos — o presente, tendo em conta a cultura e as pessoas que neles habitam.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_62607.pdf880,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.