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http://hdl.handle.net/10071/28309
Author(s): | Silva, Carlota Maria Estevão da |
Advisor: | Ferreira, Mónica Mendes |
Date: | 27-Dec-2022 |
Title: | Comportamento do consumidor no marketing sensorial: psicologia das cores |
Reference: | Silva, C. M. E. da (2022). Comportamento do consumidor no marketing sensorial: psicologia das cores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28309 |
Keywords: | Neuromarketing Marketing sensorial Comportamento do consumidor -- Consumer behavior Psicologia das cores Sensory marketing Color psychology |
Abstract: | O tema desta dissertação de Mestrado analisa o “Comportamento do Consumidor no Marketing
Sensorial: Psicologia das Cores”.
Como é visível, o uso do marketing sensorial na preparação das campanhas de marketing,
comunicação e publicidade, normalmente limita-se á visão e audição, sendo esquecido o uso
dos sobrantes sentidos. Apesar de existirem raciocínios para esse esquecimento, normalmente
alistadas com a dificuldade da sua aplicação, vale a pena entender o que o marketing sensorial
pode fazer por pessoas, produtos, empresas e espaços físicos. Recorreu-se para isso, ao Stimulus
Organism Response (SOR) que, com uma representação visual proporciona maior
conhecimento do tema e melhor interpretação
Os resultados, possibilitaram afirmar que, o uso das cores nos produtos em determinadas
marcas faz toda a diferença perante o consumidor e que é uma norma do marketing bastante
importante e relevante na decisão de compra por parte do consumidor.
Este estudo contribui a nível teórico e da gestão, a aprofundar o tema que não é tão visível
em Portugal e pelo facto de ser abrangente a qualquer empresa que trabalhe com o marketing,
essencialmente, fazendo face à constante busca de informação, visto que estamos no mundo
atualmente em mudança. The theme of this master’s dissertation analyzes the “Consumer Behavior in Sensory Marketing: Psychology of Colors”. As can be seen, the use of sensory marketing in the preparation of marketing, communication and advertising campaigns is normally limited to sight and hearing, forgetting the use of the leftover senses. Although there are reasons for this oblivion, usually listed with the difficulty of its application, it is worth understanding what sensory marketing can do for people, products, companies, and physical spaces. For this purpose, the Stimulus Organism Response (SOR) was used, which, with a visual representation, provides greater knowledge of the topic and better interpretation. The results made it possible to affirm that the use of colors in products in certain brands makes all the difference to the consumer and that it is a very important and relevant marketing norm in the purchase decision by the consumer. This study contributes, at a theoretical and management level, to deepening the theme that is not so visible in Portugal and for the fact that it is comprehensive to any company that works with marketing, essentially, facing the constant search for information, since we are in the currently changing world. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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