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http://hdl.handle.net/10071/28298
Autoria: | Nunes, Ana Filipa Viana |
Orientação: | Rodrigues, Luís Filipe |
Data: | 16-Dez-2022 |
Título próprio: | Impacto do web design no setor de vestuário |
Referência bibliográfica: | Nunes, A. F. V. (2022). Impacto do web design no setor de vestuário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28298 |
Palavras-chave: | Web design Comércio eletrónico -- E-commerce Indústria do vestuário Intenção de compra Clothing sector Purchase intent |
Resumo: | Encontramo-nos na era da informação (ou era digital), uma era em que o mercado
passou a valorizar a informação e a tecnologia e onde nasceu o e-commerce – uma
modalidade de comércio que ainda não parou de crescer desde que surgiu.
Nos dias de hoje, são muitas as pessoas que compram roupa online, o que torna
relevante tentar perceber de que forma pode ser criada a melhor experiência para o
utilizador de um website no setor de vestuário, questionando quais os pontos relacionados
com o web design da página que este mais valoriza e lhe conferem mais confiança para
realizar uma compra no website.
Com o objetivo de descobrir quais componentes do web design têm realmente impacto
na intenção de compra do consumidor, foi desenvolvido um modelo conceptual baseado
na literatura existente. Para testar o modelo criado, foi utilizado, como instrumento de
medida, um questionário quantitativo.
A sua análise inferencial revelou que, entre informação, fotografias ou recomendação
de artigos e gamificação, aquele que mais impacto tem na intenção de compra do
consumidor são as fotografias disponibilizadas e a clareza e segurança que elas
transmitem acerca do artigo a ser visualizado. Enquanto que, a gamificação não
demonstra ser um fator decisivo quando o consumidor pondera a compra de um artigo,
contrariando alguns estudos realizados em outros setores.
Os resultados demonstram a necessidade de continuar a investigar aquilo que o
consumidor valoriza para que as empresas não invistam tempo e dinheiro em
funcionalidades que não tragam um retorno no investimento realizado. We are in the information age (or digital age), an age in which the market started to value information and technology and where e-commerce was born – a type of commerce that has not stopped growing since it emerged. Nowadays, many people buy clothes online, which makes it relevant to try to understand how the best experience can be created for the website user in the clothing sector, questioning which points related to the web design of the website they value the most and give them more confidence to make a purchase on the website. In order to discover which components of web design really have an impact on the consumer's purchase intention, a conceptual model was developed based on the existing literature. To test the model created, a quantitative questionnaire was used as a measurement instrument. Its inferential analysis revealed that, among item information, photographs or recommendation and gamification, the one that has the most impact on the consumer's purchase intention is the available photographs and the clarity and security they convey about the item to be viewed. While gamification does not prove to be a decisive factor when the consumer considers the purchase of an item, contrary to some studies carried out in other sectors. The results demonstrate the need to continue to investigate what the consumer values so that companies do not invest time and money in features that do not bring a return on the investment made. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ana_viana_nunes.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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