Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28278
Autoria: Teixeira, Joana Isabel Aires
Orientação: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Data: 25-Nov-2022
Título próprio: Understanding portuguese consumers ́ perceptions of local food products
Referência bibliográfica: Teixeira, J. I. A. (2022). Understanding portuguese consumers ́ perceptions of local food products [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28278
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental -- Environmental sustainability
Short food supply chains
Carbon emissions
Travel distance
Cadeias de abastecimento curtas
Emissões de carbono
Distâncias de transporte
Resumo: The urge to combat the increase in CO2 emissions and climate change requires humankind to rethink activities and learn to live within environmental capacity. In this manner, production and consumption methods must be altered in favor of environmental sustainability. An important part of these harmful emissions comes from food supply chains, especially downstream stages. A more sustainable alternative is short food supply chains. For this reason, the purpose of this dissertation is to understand if Portuguese consumers are aware of the impact that long travel distances of food products have on the environment and if they are willing to pay more for food products that will reduce carbon emissions as they are produced locally. To achieve the aim of this research, the data collection consisted of an observation used as a pre-case study to confirm the lengthiness of transportation distances and the application of an online questionnaire to gather information about consumers. The findings of the present research elucidate that Portuguese consumers are aware of the environmental benefits of purchasing local food products but at the time of purchase these are not the most important factors when making a decision. In fact, these are the least important. Despite this, in general, consumers are willing to pay price premiums for local products.
A necessidade de combater o aumento das emissões de CO2 e as alterações climáticas impõem que a humanidade repense nas suas atividades e que aprenda a viver dentro da capacidade ambiental. Desta forma, os métodos de produção e consumo devem ser alterados em prol da sustentabilidade ambiental. Uma grande parte destas emissões nocivas provém das cadeias de abastecimento alimentar, especialmente das fases a jusante. Uma alternativa mais sustentável são as cadeias de abastecimento alimentar curtas. Por esta razão, o objetivo desta dissertação é compreender se os consumidores portugueses estão conscientes do impacto que as longas distâncias de transporte dos produtos alimentares têm no ambiente e se estão dispostos a pagar mais por produtos alimentares que reduzirão as emissões de carbono por serem produzidos localmente. Para atingir o objetivo desta pesquisa, a recolha de dados consistiu numa observação, utilizada como estudo prévio, para confirmar as grandes distâncias de transporte e na aplicação de um questionário online para recolher informações sobre os consumidores. Os resultados da presente investigação elucidam que os consumidores portugueses estão conscientes dos benefícios ambientais da compra de produtos alimentares locais, mas no momento da compra estes não são os fatores mais importantes na decisão. Na realidade, são os menos importantes. Apesar disso, em geral, os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos locais.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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