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http://hdl.handle.net/10071/28231
Author(s): | Espanha, R. Poupinha, L. |
Editor: | Fidalgo, A., Ramos, F., Paquete de Oliveira, J., and Mealha, Ó. |
Date: | 2005 |
Title: | Matrix: Teoria geral e três casos práticos |
Book title/volume: | 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”. Livro de actas |
Pages: | 1083 - 1090 |
Event title: | 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 4º SOPCOM |
Reference: | Espanha, R., & Poupinha, L. (2005). Matrix: Teoria geral e três casos práticos. In A. Fidalgo, F. Ramos, J. Paquete de Oliveira, & Ó Mealha (Eds.), 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”. Livro de actas (pp. 1083-1090). SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. http://hdl.handle.net/10071/28231 |
ISBN: | 972-789-163-2 |
Abstract: | A partir das Ciências Sociais, genericamente, pode desde há muito ser concebido o modo como a realidade socialmente partilhada e construída define a teia de sentido, para usar a expressão de Geertz, na qual os indivíduos se encontram enredados. Lógico se torna que, com os processos de inter-subjectividade e reprodução, o conceito encontre demonstração no cinema. Uma análise comparada de três filmes, a partir de uma perspectiva livre, permitem também a identificação de uma recorrência desta denúncia irónica das matrizes-mundo, estruturas estruturantes e estruturadas que envolvem e são geradas em dados contextos históricos ao longo da história. Com esta comunicação, pretende-se identificar o modo como os autores destes três filmes focam abrangências diferenciadas, ao nível da referência geográfico-política da obra que constroem, assim como das realidades socioculturais a que se referem. Desta maneira, a ideia principal a ser demonstrada é que “The Matrix” é relativo a uma lógica genérica do funcionamento da sociedade. “Underground” e “Quiz Show” e “Wag the Dog” referem-se a processos localizados, embora metaforizados, de demonstração de realidade produzida, embora, e naturalmente, vivida em circunstâncias socioculturais localizáveis. A comunicação é, deste modo, relativa aos processos metafóricos de demonstração da construção social da realidade, pela Comunicação, e respectiva desconstrução. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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