Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28230
Author(s): Poupinha, L.
Espanha, R.
Editor: Fidalgo, A., Ramos, F., Paquete de Oliveira, J., and Mealha, Ó.
Date: 2005
Title: A auto-apresentação das cidades na net pela actividade cultural
Book title/volume: 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”. Livro de actas
Pages: 1873 - 1883
Event title: 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 4º SOPCOM
Reference: Poupinha, L., & Espanha, R. (2005). A auto-apresentação das cidades na net pela actividade cultural. In A. Fidalgo, F. Ramos, J. Paquete de Oliveira, & Ó Mealha (Eds.), 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”. Livro de actas (pp. 1873-1883). SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. http://hdl.handle.net/10071/28230
ISBN: 972-789-163-2
Abstract: O presente documento procura determinar as formas, os conteúdos e respectivo papel na estrutura de auto-apresentação das cidades, pelos modos como contribuem para definir, junto dos visitantes dos sites representativos das cidades, o que é a cidade (um “Quem somos”) e qual o valor da actividade cultural nela. Esta valoração da cultura na cidade ou da cidade pela cultura – procurando também verificar elementos diferenciadores ou padronizadores – é efectuada a partir de diversos indicadores, como sejam a proeminência do item cultural, a co-existência com outros items, o tipo de forma cultural mais valorizada, o uso do argumento Cidade Cultural e a noção "civilizacional" (relativa aos conteúdos e argumentos de apresentação das cidades relacionados com a sua noção actual e com a noção relativa ao passado historico). Na sequência desta abordagem, procuramos identificar os processos pelos quais a actividade cultural e os conceitos que dela se inferem (no sentido de géneros e correntes) são utilizados nos processos de definição e afirmação de identidade das cidades ou, noutro prisma, de marca dessas mesmas cidades. A presente análise é efectuada aos sites de Lisboa, Bilbao, Madrid e Sevilha.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
conferenceobject_68097.pdf101,81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.