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http://hdl.handle.net/10071/2808
Author(s): | Piriquito, Dinis Narciso Nascimento Reis |
Advisor: | Esperança, José Paulo |
Date: | 29-Jul-2011 |
Title: | Caso de sucesso: empresa de transportes Heitor & Carlos, LDA |
Reference: | PIRIQUITO, Dinis Narciso Nascimento Reis - Caso de sucesso: empresa de transportes Heitor & Carlos, LDA [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2808>. |
Keywords: | Gestão Internacionalização Indivíduos-Chave Clientes Management Internationalization Key-individuals Clients |
Abstract: | O presente caso de estudo tem como finalidade analisar e fundamentar a estratégia da
empresa Transportes Heitor & Carlos, Lda, desde a sua fundação até a actualidade
evidenciando e caracterizando o meio-envolvente.
Com base na revisão da literatura, na teoria dos custos de transacção, o modelo da
Escola de Uppsala, a teoria das redes e os estudos de Michael Porter, possibilitaram
uma análise detalhada e fundamentada da empresa THC.
Numa primeira fase analisou-se a evolução do sector dos transportes de mercadorias a
nível nacional e europeu, evidenciando a crescente importância do modo rodoviário nas
operações de transporte. Procedeu-se à caracterização do sector logístico, representando
um mercado mais restrito, com elevado potencial permitindo oferecer um serviço que
acrescente valor ao cliente.
Na análise interna definiu-se a visão, a missão, os valores e as politicas, com o intuito
de potenciar o crescimento do negócio através da combinação positiva de pontos fortes
e oportunidades e procurando minimizar a combinação negativa de ameaças e
fraquezas.
O processo de internacionalização na THC, resulta essencialmente de uma estratégia de
seguimento do cliente, melhorando a relação empresa-cliente e eliminando barreiras.
Simultaneamente a empresa reforça a sua posição na Península Ibérica e aproxima-se do
Centro da Europa. The case study herein presented aims its goal to a thorough analysis at the grounded strategy operated by the company Transportes Heitor & Carlos, Lda., from its establishment up to the present day, outstanding and depicting its surroundings. Based upon revised literature namely on the transaction cost theory, the Uppsala School model, the networking theory and Michael Porter’s studies, it was possible to accomplish a detailed and grounded analysis of THC. A first approach was devoted to the study of the evolution of the national and Europeanwide freight transport sector, focusing on the crescent importance of highways in road transports operations. A characterization of the logistical sector was carried out for it represents a more narrowed market with a high-level potential, thus allowing a more value-added service offered to the client. The inside analysis of the company gave the definition of the vision, mission, values and policies adopted, aiming the potential business growth through the positive association of the strongest key points and opportunities, and questing for the minimization of negative association of possible threats and weaknesses. The internationalization process of THC is a basic result of a follow-up client strategy that conducts to a company-client relationship improvement thus excluding barriers. At the same time, the firm reinforces its posture in the Iberian Peninsula and becomes closer to the centre of Europe. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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CasodeSucessoTHC.pdf Restricted Access | 12,92 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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