Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28068
Autoria: Ribeiro, Danielson Nataniel de Pina
Orientação: Rodrigues, Luís Filipe
Data: 19-Jan-2023
Título próprio: Gamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing
Referência bibliográfica: Ribeiro, D. N. de P. (2022). Gamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28068
Palavras-chave: Gamificação -- Gamification
Engagement
Outsourcing
Consultoria de TI
Pertencimento organizacional
IT consulting
Organizational belonging
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o mercado de trabalho tem vindo a ganhar uma forte dinâmica, caraterizada essencialmente, pela intensificação da competitividade cada vez mais agressiva do meio envolvente e pelo forte avanço tecnológico. As mudanças verificadas exigem maiores esforços por parte das organizações para atrair, envolver e reter o seu valor maior: as pessoas. Por outro lado, as pessoas têm vindo a evidenciar uma progressiva valorização dos momentos de lazer e entretenimento, sendo que grande parte destes momentos é dedicado a jogos. A combinação do interesse das pessoas pelos jogos com as necessidades das organizações, levou ao surgimento de um novo conceito, amplamente explorado na literatura atual, que é o da gamificação e o seu impacto no engagement, envolvimento e motivação das pessoas. Esta temática leva-nos a questionar se a gamificação pode aumentar o sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing. Para responder a esta questão utilizamos uma metodologia de investigação mista, com recurso a um questionário e a uma ferramenta de análise semântica (Leximancer) para tratar e analisar as respostas e assim identificar, num mapa conceptual, os fatores mais relevantes da investigação (gamificação, pessoas, proximidade e atividade). Estes resultados são também importantes para o uso das potencialidades da gamificação, no reforço do sentimento de pertencimento organizacional e engagement dos consultores de TI no outsourcing ou outros modelos de negócio.
Over the last few years, the labor market has been gaining a strong dynamic, essentially characterized by the intensification of competitiveness, which is increasingly aggressive, in the environment and by strong technological advancement. The changes that have taken place demand greater efforts from organizations to attract, involve, and retain their greatest value: people. On the other hand, people are increasingly valuing leisure and entertainment, and a large part of these moments are dedicated to games. The combination of people's interest in games with the needs of organizations has led to the emergence of a new concept, currently widely explored in the literature, which is gamification and its impact on people's engagement, involvement and motivation. This theme leads us to ask whether gamification can increase the sense of belonging of outsourced IT consultants? To answer this question, we used a mixed research methodology, using a questionnaire and a semantic analysis tool (Leximancer) to process and analyze the answers and thus identify and contribute in a conceptual map the most relevant factors of the research (gamification, people, proximity and activity). These results are also important for using the potential of gamification to strengthen organizational sentiment and engagement in outsourcing or other business Models.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_danielson_pina_ribeiro.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.