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dc.contributor.advisorRodrigues, Luís Filipe-
dc.contributor.authorRibeiro, Danielson Nataniel de Pina-
dc.date.accessioned2023-02-24T11:42:16Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationRibeiro, D. N. de P. (2022). Gamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28068por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28068-
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos, o mercado de trabalho tem vindo a ganhar uma forte dinâmica, caraterizada essencialmente, pela intensificação da competitividade cada vez mais agressiva do meio envolvente e pelo forte avanço tecnológico. As mudanças verificadas exigem maiores esforços por parte das organizações para atrair, envolver e reter o seu valor maior: as pessoas. Por outro lado, as pessoas têm vindo a evidenciar uma progressiva valorização dos momentos de lazer e entretenimento, sendo que grande parte destes momentos é dedicado a jogos. A combinação do interesse das pessoas pelos jogos com as necessidades das organizações, levou ao surgimento de um novo conceito, amplamente explorado na literatura atual, que é o da gamificação e o seu impacto no engagement, envolvimento e motivação das pessoas. Esta temática leva-nos a questionar se a gamificação pode aumentar o sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcing. Para responder a esta questão utilizamos uma metodologia de investigação mista, com recurso a um questionário e a uma ferramenta de análise semântica (Leximancer) para tratar e analisar as respostas e assim identificar, num mapa conceptual, os fatores mais relevantes da investigação (gamificação, pessoas, proximidade e atividade). Estes resultados são também importantes para o uso das potencialidades da gamificação, no reforço do sentimento de pertencimento organizacional e engagement dos consultores de TI no outsourcing ou outros modelos de negócio.por
dc.description.abstractOver the last few years, the labor market has been gaining a strong dynamic, essentially characterized by the intensification of competitiveness, which is increasingly aggressive, in the environment and by strong technological advancement. The changes that have taken place demand greater efforts from organizations to attract, involve, and retain their greatest value: people. On the other hand, people are increasingly valuing leisure and entertainment, and a large part of these moments are dedicated to games. The combination of people's interest in games with the needs of organizations has led to the emergence of a new concept, currently widely explored in the literature, which is gamification and its impact on people's engagement, involvement and motivation. This theme leads us to ask whether gamification can increase the sense of belonging of outsourced IT consultants? To answer this question, we used a mixed research methodology, using a questionnaire and a semantic analysis tool (Leximancer) to process and analyze the answers and thus identify and contribute in a conceptual map the most relevant factors of the research (gamification, people, proximity and activity). These results are also important for using the potential of gamification to strengthen organizational sentiment and engagement in outsourcing or other business Models.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGamificação -- Gamificationpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectOutsourcingpor
dc.subjectConsultoria de TIpor
dc.subjectPertencimento organizacionalpor
dc.subjectIT consultingpor
dc.subjectOrganizational belongingpor
dc.titleGamificação como potencializador do sentimento de pertencimento dos consultores de TI alocados em regime de outsourcingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203217756por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopor
dc.date.embargo2024-01-19-
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsAção climáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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