Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/28024
Author(s): | Mané, Fuma Bandé |
Advisor: | Sousa, Maria José |
Date: | 21-Dec-2022 |
Title: | Políticas públicas em educação: Papel e contribuição da igreja católica no processo de sistema educativo Guineense |
Reference: | Mané, F. B. (2022). Políticas públicas em educação: Papel e contribuição da igreja católica no processo de sistema educativo Guineense [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28024 |
Keywords: | Educação -- Education Políticas públicas -- Public politics Igreja católica Guine-Bissau Catholic church Guinea-Bissau |
Abstract: | O trabalho realizado é uma compilação dos dados obtidos utilizando vários métodos
de investigação, e permitiu-se analisar as políticas públicas da educação e refletir
sobre a contribuição da Igreja Católica no processo de sistema educativo da Guiné-
Bissau, portanto, este estudo proporcionou uma compreensão mais ampla acerca
das políticas de educação, e a missão da Igreja Católica nesse processo na Guiné-
Bissau. Como é do conhecimento geral, a educação na Guiné-Bissau,
historicamente, nunca fora exclusivamente da responsabilidade de uma única
instituição. Ainda no presente trabalho mostra quanto às missões católicas foram/
serão muito importantes para a sociedade guineense, agora, com a dificuldade que
o Estado tem enfrentado nos últimos anos, temos visto a sua participação ainda
maior e com mais frequência em todo o território nacional. De ponto de vista
estrutural e organização, a igreja católica apresenta uma forma de trabalho bem
estruturado e de maior consistência em relação aos outros parceiros. Através dos
métodos utilizados na investigação deste trabalho permitiu diferenciar os métodos de
ensino administrado pelo Estado, e aqueles que são coordenadas pela Igreja
católica. Ainda, nos levou a ter uma ideia das instituições religiosas, ou seja, a Igreja
católica tem sido parceiro em diferentes áreas sociais. Entretanto, o estudo contribui
para esclarecer o papel que a igreja católica tem desempenhado na área de
educação e, em particular, no contexto de sistema educativo da Guiné-Bissau. The work carried out is a compilation of data obtained using various research methods, and allowed to analyze public education policies and reflect on the contribution of the Catholic Church in the process of the educational system of Guinea-Bissau, therefore, this study provided an understanding broader view of education policies, and the mission of the Catholic Church in this process in Guinea- Bissau. As is well known, education in Guinea-Bissau, historically, has never been exclusively the responsibility of a single institution. Still in the present work, it shows how the Catholic missions were / will be very important for Guinean society, now, with the difficulty that the State has faced in recent years, we have seen its participation even greater and more frequently throughout the national territory. From a structural and organizational point of view, the Catholic Church has a well-structured and more consistent way of working in relation to other partners. Through the methods used in the investigation of this work, it allowed to differentiate the teaching methods administered by the State, and those that are coordinated by the Catholic Church. Still, it led us to have an idea of religious institutions, that is, the Catholic Church has been a partner in different social areas. However, the study contributes to clarify the role that the Catholic Church has played in the area of education and, in particular, in the context of the educational system in Guinea- Bissau. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Políticas Públicas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_fuma_bande_mane.pdf | 546,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.