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http://hdl.handle.net/10071/27999
Autoria: | Olivié, I. Rodrigues, L. N. Gracia, M. Seabra, P. |
Editor: | Iliana Olivié Luís Nuno Rodrigues Manuel Gracia Pedro Seabra |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Introdução |
Paginação: | 1 - 5 |
ISBN: | 978-989-781-581-2 |
Palavras-chave: | Portugal Espanha Globalização |
Resumo: | A primeira circum-navegação (1519-1522) representou um feito inegável para Espanha e Portugal na sua história, tanto individual como partilhada. Os motivos para esta viagem foram fundamentalmente económicos e comerciais, mas as condições necessárias para que ela se realizasse deveram-se principalmente à sua liderança militar e, sobretudo, tecnológica, ao nível de cartografia e navegação, então presente em ambos os países. Aparentemente condenados a uma competição inata pela projecção externa num mundo ainda em franca expansão, em virtude das disposições do Tratado de Tordesilhas de 1494, a circum-navegação apenas foi possibilitada pela cooperação forçada entre espanhóis e portugueses: um português começa por liderar a expedição, um espanhol termina a expedição. Para todos os efeitos, revelou-se um feito ibérico. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-OP - Outras publicações |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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