Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27998
Autoria: Martins, N. D.
Alvelos, H.
Espanha, R.
Brandão, D.
Editor: Azevedo, J., and Martins, M. L.
Data: 2012
Título próprio: Os media participativos e o poder da identidade na oncologia: O cidadão e a instituição enquanto marcas interactivas
Título e volume do livro: Atas do 7º Congresso da SOPCOM. Meios digitais e indústrias criativas: Os efeitos e os desafios da globalização
Paginação: 2179 - 2195
Título do evento: 7º Congresso da SOPCOM
Referência bibliográfica: Martins, N. D., Alvelos, H., Espanha, R., & Brandão, D. (2012). Os media participativos e o poder da identidade na oncologia: O cidadão e a instituição enquanto marcas interactivas. In J. Azevedo, & L. M. Martins (Eds.), Atas do 7º Congresso da SOPCOM. Meios digitais e indústrias criativas: Os efeitos e os desafios da globalização (pp. 2179-2195). Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. http://hdl.handle.net/10071/27998
ISBN: 978-972-8932-91-6
Palavras-chave: Oncologia
Web 2.0
Marca
Identidade
Cidadania
Resumo: Neste artigo procuramos averiguar a relevância que as marcas e identidades têm nas plataformas participativas no contexto da saúde, em particular na oncologia. Apesar de estas plataformas disponibilizarem aos cidadãos e instituições as mesmas ferramentas, a sua capacidade de mobilização não é a mesma. As instituições parecem ter maior facilidade, mas nem sempre tal acontece. Discutir o conceito de marca e de identidade contribuirá para responder a esta questão, bem como compreender porque é que as diferenças entre os cidadãos e as instituições se podem atenuar nos novos media. Baseamos a nossa análise na observação de páginas do Facebook, de instituições oncológicas e de grupos de apoio de cidadãos; num conjunto de entrevistas a doentes e familiares oncológicos; e em diferentes estudos na saúde. No fim, procura-se esclarecer a importância do estudo das marcas e da identidade, como possível directriz de novas soluções nos media participativos, que contribuam para atenuar o problema individual do cidadão que se relaciona com o cancro.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_68095.pdf79,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.