Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27983
Author(s): Baptista, V.
Marques Alves, P.
Date: 2022
Title: O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal
Journal title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Volume: 17
Number: 2
Pages: 1071 - 1093
Reference: Baptista, V., & Marques Alves, P. (2022). O trabalho das professoras em tempos de pandemia COVID-19: Problemáticas e construções da docência e do cuidar na esfera doméstica em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(2), 1071-1093. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16982
ISSN: 2446-8606
DOI (Digital Object Identifier): 10.21723/riaee.v17iesp.2.16982
Keywords: Pandemia
Docência
Professoras
Ensino a distância
Cuidar
Igualdade de género
Abstract: Ao longo da História foram vividas várias pandemias. Contudo, a atual doença covid-19 apanhou desprevenidas as sociedades e as pessoas individualmente, levando ao isolamento social e à experimentação de novas situações laborais, como no ensino a distância. Sendo a docência uma profissão feminizada, em Portugal, neste artigo procuramos discutir as consequências para as docentes da dupla jornada em casa, acumulando o trabalho laboral e o cuidar da família, o que se insere numa lógica geral do neoliberalismo. No entanto, verificámos que apesar de algumas mudanças na legislação e no quotidiano sobre a igualdade de género, coube essencialmente às mulheres o cuidar dos filhos e das filhas mais pequenas ou dos progenitores mais velhos e velhas. Logo, na prática diária, há um percurso ainda a fazer na profissão docente que conduza efetivamente à igualdade de género e de inclusão para a cidadania de todas as pessoas.
Throughout history several pandemics have been experienced. However, the current covid-19 disease has caught societies and individuals off guard, leading to social isolation and the experimentation of new work situations, such as distance learning. Since teaching is a feminized profession, in Portugal, in this article we tried to discuss the consequences for female teachers of the double journey at home, accumulating work and family care, which is part of a general logic of neoliberalism. However, we found that despite some changes in legislation and in daily life regarding gender equality, it has essentially fallen to women to take care of their children and younger daughters or older parents. Therefore, in daily practice, there is still a way to go in the teaching profession to effectively lead to gender equality and inclusion for the citizenship of all people.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_93834.pdf488,36 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.