Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/27909
Author(s): Gato, M. A.
Ramalhete, F.
Vicente, S.
Esteves, J.
Editor: Associação Portuguesa de Sociologia
Date: 1-Jan-2012
Title: Arte pública participada: O monumento à multiculturalidade no parque urbano do Fróis
Book title/volume: VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações
Event title: VII Congresso Português de Sociologia
Reference: Gato, M. A., Ramalhete, F., Vicente, S., & Esteves, J. (2012). Arte pública participada: O monumento à multiculturalidade no parque urbano do Fróis. Em Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crises e Reconfigurações, Porto. https://associacaoportuguesasociologia.pt/vii_congresso/
ISBN: 978-989-97981-0-6
Keywords: Arte pública
Participação comunitária
Multiculturalidade
Capacitação
Abstract: Esta comunicação visa abordar o uso da arte como motor de participação pública e cidadã através de um projecto de arte pública que levou à concretização de três objectos escultóricos a instalar no Parque Urbano do Fróis, no Monte de Caparica. A característica mais inovadora deste projecto assenta num processo de criação e concepção de arte pública que foi completamente aberto, participado e sugerido pela população que reside na área envolvente deste futuro Parque Urbano. Este novo Parque que inclui vários equipamentos municipais (biblioteca, complexo de piscinas, nova sede do Clube Recreativo União Raposense) pretende ser o espaço público de lazer e de ligação a vários bairros que se localizam na sua envolvente e que compõem o PIA (Plano Integrado de Almada). A população residente nestes bairros caracteriza-se por estratos económicos baixos mas bastante diversificada em termos socioculturais, sendo os grupos maioritários constituídos por portugueses, cabo-verdianos e ciganos. Atendendo à diversidade sociocultural presente na envolvente deste Parque e ao interesse das entidades camarárias em ali instalar um objecto de arte pública evocativo dessa multiculturalidade desenvolveu-se um processo de envolvimento e de participação da comunidade, com vista não só à criação e concepção de um “monumento” que fomentasse o reconhecimento e maior entrosamento dos diferentes grupos que a compõem, mas que também permitisse o envolvimento efectivo da comunidade no processo de qualificação urbana em curso e uma maior capacitação para o exercício da sua cidadania.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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