Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27908
Autoria: Monteiro, Noemia Armando
Orientação: Martins, Susana da Cruz
Saleiro, Sandra
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados
Referência bibliográfica: Monteiro, N. A. (2022). Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: recursos e obstáculos enfrentados [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27908
Palavras-chave: Mulher
Guiné-Bissau
Igualdade de género
Educação -- Education
Administração escolar School management
Women
Guinea-Bissau
Gender equality
Resumo: O presente estudo versa sobre mulheres na administração escolar guineense, os recursos e os obstáculos no seu acesso. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são as seguintes: Que meios, impedimentos e desafios existem ao cargo de diretor? Qual é o peso/relevância de mulheres nas direções das escolas do país? Que obstáculos condicionam o acesso de mulheres à posição de direção escolar? Definiu-se como objetivo central, analisar as representações sobre o acesso e o desempenho das mulheres nas direções das escolas. Identificar os obstáculos a esse acesso por parte das mulheres. Recorremos ao método qualitativo, materializando-se pela realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra de 18 diretores, dentre os quais, 10 mulheres; 8 escolas principais mereceram nossa análise sobre a dimensão das mulheres nestas instituições. A investigação analisa a predominância dos homens nas direções de oito escolas pesquisadas, em geral, nas escolas da capital guineense, tendo em conta a resistência à igualdade de género, reproduções culturais, estereótipos, família, política, falta de um investimento sério na educação e capacitação das mulheres, da própria sociedade sobre o lugar da mulher, os meios e obstáculos são múltiplos , que se traduzem no afastamento das mulheres nas direções escolares, principalmente, das organizações de ensino secundário.
The present study deals with women in Guinean school administration, the resources and obstacles in their access. The research questions that guide this work are the following: What means, impediments and challenges exist for the position of director? What is the weight/relevance of women in school boards in the country? What obstacles condition women's access to school management positions? It was defined as a central objective, to analyse the representations about the access and performance of women in the management of schools. Identify obstacles to this access by women. We resorted to the qualitative method, materializing through semi-structured interviews, with a sample of 18 directors, including 10 women; 8 main schools deserved our analysis on the dimension of women in these institutions. The investigation analyses the predominance of men in the management of eight schools surveyed, in general, in the schools of the Guinean capital, taking into account the resistance to gender equality, cultural reproductions, stereotypes, family, politics, lack of serious investment in education and training of women, of society itself about the place of women, the means and obstacles are multiple, which translate into the removal of women from school management, mainly from secondary education organizations.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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