Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27841
Autoria: Bernadino, F.
Mouro, C.
Editor: Joana Alexandre
Sara Ramos
Diniz Lopes
Data: 2022
Título próprio: Normas sociais e mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
Título e volume do livro: Psicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas
Paginação: 187 - 203
Referência bibliográfica: Bernadino, F., & Mouro, C. (2022). Normas sociais e mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade. EM Joana Alexandre, Sara Ramos, Diniz Lopes (Eds.). Psicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas. Sílabo. http://hdl.handle.net/10071/27841
ISBN: 978-989-561-248-2
Palavras-chave: Normas injuntivas
Normas descritivas
Mobilidade sustentável
Crianças
Resumo: A campanha da Serpente Papa-Léguas (SPL) promove comportamentos sustentáveis de ida para escola junto de crianças. Em Portugal, os resultados alcançados por esta campanha apontam para um aumento de 17,0% em viagens sustentáveis de ida para a escola. Procurando avançar na compreensão dos processos psicossociais que contribuem para o sucesso da campanha, realizou-se um estudo adotando o modelo do foco da conduta normativa, que considera que ajustamos o nosso comportamento àquilo que os outros fazem (norma descritiva) e aprovam que se faça (norma injuntiva) num determinado contexto. Este estudo exploratório examinou assim a relação entre as normas sociais percebidas sobre ir a pé ou de carro para a escola, relativas a pais e colegas de turma, e os modos de deslocação para a escola em 62 crianças a frequentar uma escola na região de Lisboa. A recolha de dados decorreu em três momentos: antes da intervenção (T1), durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Verificou-se que o modo de deslocação mais frequente se alterou de T1 para T2, de ir de carro para ir a pé, com manutenção da alteração em T3. Em T1 o modo de deslocação da criança está associado à aprovação dos pais sobre a ir pé para a escola, enquanto que em T2 é o que os colegas fazem que mais se associa ao comportamento adotado. Em T3, o comportamento relatado volta a estar associado à norma injuntiva dos pais. Estes dados sugerem que as alterações nos comportamentos das crianças obtidas com a campanha SPL, e a sua manutenção, estão muito associadas às normas veiculadas pelos seus pais, tornando necessário intervir também junto destes referentes para uma efetiva promoção de modos de deslocação mais sustentáveis.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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