Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27799
Autoria: Paulo, Inês de Oliveira Matoso Guilherme
Orientação: Rodrigues, Sara Eloy Cardoso
Stellacci, Stefania
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: Propostas para (re)integração de jovem mulheres em São Tomé e Príncipe: Centro de apoio na roça Água Izé
Referência bibliográfica: Paulo, I. de O. M. G. (2022). Propostas para (re)integração de jovem mulheres em São Tomé e Príncipe: Centro de apoio na roça Água Izé [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27799
Palavras-chave: Mulheres
Centro de apoio para mulheres
Inclusão social
Roça Água Izé
São Tomé e Príncipe
Women
Women’s welfare centre
Social inclusion
São Tomé and Príncipe
Resumo: Esta investigação começou com a conscientização da relevância dos fenómenos de abandono escolar e das gravidezes precoces em São Tomé e Príncipe. Seguindo os valores da inclusão e da justiça social considera-se que a educação é uma ferramenta vital para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, pois funciona como elemento catalisador do desenvolvimento da sociedade. Esta investigação foca-se na população que reside nos assentamentos agroindustriais – roças - construídos durante a época colonial portuguesa em São Tomé e Príncipe para a produção de café e cacau. O projeto desenvolvido no âmbito desta dissertação visa promover o ensino e a integração das jovens mulheres na sociedade e no mundo do trabalho qualificado e desenvolver um modelo que seja replicável em toda a ilha de São Tomé. O caso de estudo selecionado é a roça Água Izé. Neste propõe-se a reabilitação e adaptação de edificado existente como centro de apoio, ensino e formação para as jovens santomenses. Entre um conjunto muito amplo de roças, a escolha deste caso de estudo deve-se à sua localização estratégica e à proximidade desta a um dos eixos viários mais importantes da ilha. Concebido para garantir uma flexibilidade e simultaneidade de diferentes usos, este projeto prevê abranger faixas etárias diferentes de modo ter um relevante e amplo impacto na comunidade. Trata-se de um modelo concebido de forma que possa ser potencialmente adaptado e replicado noutros assentamentos agroindustriais da ilha, o que proporcionará um desenvolvimento do território ao redor e consequentemente, garantir uma maior inclusividade das comunidades locais.
This investigation started with the awareness of the relevance of school dropouts and early pregnancies in São Tomé and Príncipe. Following the values of inclusion and social justice, it's considered that education is crucial for the development of São Tomé and Príncipe, as it works as a connecting element between the community and society. This study focuses on the agro-industrial settlements built during the colonial period in São Tomé and Príncipe for the production of coffee and cacao during Portuguese colonization - roças. The project developed within the scope of this dissertation aims to promote teaching, the integration of young women in society and in qualified work, and to design a model that can be replicated throughout the island of São Tomé. The selected case study is the Água Izé swidden. It foresees the reuse of the former foundry as a centre of support, education, and training for women Santomeans. Among many roças, the selection of this case study is related to the historical-cultural value of the former colonial structure, its strategic location, and the proximity to one of the most crucial road axes on the island. It's designed to guarantee flexibility and multifunctional uses during simultaneous activities including daycare and training centre. This project involves different age groups in order to have a broad impact on the entire community. It's a model conceived for being adapted and replicated in other agro-industrial settlements on this archipelago to foster the development of the surrounding territory and the inclusiveness of local communities.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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